Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Dra. Ana Heloisa Gama /Saúde do bebê

Os outros leites

Leite adaptado, leite de vaca, laticínios em geral! O lugar e importância de cada um deles

  • 29/05/2014
  • Dra. Ana Heloisa Gama

Os outros leites, que não o materno, têm um lugar no nosso desenvolvimento e por que não dizer, em nossas vidas. Isso quer dizer que há a forma ideal de introduzi-los na dieta do bebê. Traduzindo, há o momento certo. E quando não podemos, por infinitos motivos, alcançar este ideal temos que ficar atentas aos riscos que isso representa.

Os principais fatores que levam uma mãe a introduzir os leites (adaptado, o de vaca e seus derivados) antes do aparelho digestivo do bebê estar preparado para recebê-los, são: falta de apoio do entorno, falta de informação,  de atendimento médico de qualidade, falta de suporte da sociedade como um todo, que fornece uma Licença Maternidade muito curta e ignorância.

Mudar este quadro é um trabalho de formiguinha! Eu tento ser uma delas! Mas trabalho dando suporte para todo o tipo de mãe, a que é do lar e tem toda a disponibilidade do mundo e a que trabalha e tem que retornar à labuta assim que seu filho completa quatro meses. Por isso precisamos falar em início de desmame aos quatro, aos cinco e aos seis meses de idade.

Tive esta conversa com a Dra Ana Heloisa sobre os outros leites e suas funções porque acho tudo muito confuso. Vejo muitas informações truncadas e difíceis de serem decodificadas.

Vamos ver se depois deste bate papo com a Dra tudo fica um pouco mais claro e tomamos nossas decisões, ideais ou não, mais bem informadas e alertas aos riscos, ok?

 

Médica Pediatra do Hospital Municipal Miguel Couto na cidade do Rio de Janeiro e fundadora do curso para gestantes SOS Mamãe & Cia

http://www.sosmamae.com.br/site/

 

Assuntos relacionados:

A armadilha da mulher maravilha

Alergia à proteína do leite de vaca e a dieta da mãe que amamenta

Dermatite

DRA. ANA HELOISA GAMA

Médica pediatra aposentada do Hospital Municipal Miguel Couto na cidade do Rio de Janeiro - fundadora do Curso SOS Mamãe e CIA.