Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Saúde do bebê /Vídeos

Nutricionista: Alergia à proteína do leite de vaca

Naila Soares explica qual é a diferença entre as proteínas do leite de vaca e do leite materno.

  • 19/08/2014
  • Chris Nicklas

A alergia o leite de vaca é um assunto recorrente entre grupos de mães. Apesar de hoje em dia termos acesso a vários tipos de fórmulas lácteas é preciso entender que na maioria das vezes a proteína do leite de vaca está presente nestes leites também, mesmo que de forma modificada em laboratórios. As chances de um bebê, que entra em contato com a molécula do leite de vaca, desenvolver alergias dos mais diversos tipos não são remotas. Como nos explica a nutricionista Naila Soares, essas alergias podem surgir anos depois e por isso nós pais nem sequer as relacionamos com o fato de termos introduzido leite de vaca, fórmulas ou até laticínios em geral muito cedo na dieta do bebê.

Poderíamos comparar o uso da fórmula com o ato de medicar um paciente. Por isso que devemos encarar a decisão de dar leite em pó para o bebê como de cunho médico. E ela, se feita de forma indiscriminada e irresponsável, é como a auto medicação, tão comum na cultura de nosso país. Há sempre um custo a se pagar por essa decisão. É claro que há situações que temos que recorrer à fórmula, mas nunca de forma a diminuir a seriedade dessa escolha. Um bom pediatra procura todas as saídas antes de receitar o complemento, pois sabe dos riscos que ele apresenta e que devem ser colocados na balança.

Até mesmo a fórmula, quando bem utilizada, pode salvar o aleitamento materno do fracasso. Mas para isso deve ser utilizada com sabedoria e um competente acompanhamento médico, para que depois possa ser retirada, assim que as dificuldades com a pega correta e outras possíveis questões sejam sanadas.

Mas vejam o que a nutricionista Naila Soares tem a falar sobre a diferença entre as proteínas do leite materno e do leite de vaca, e sobre com esta última é decodificada como um corpo estranho pelo organismo do bebê, podendo levar a uma série de sintomas desagradáveis imediatamente ou no futuro.

Naila Soares – nutricionista materno infantil.
Graduada em Nutrição pela UFVJM e pós-graduada em pediatria pela Universidade Estácio de Sá.
Contato: (21)98345-0277
E-mail: [email protected]
Site: www.nailasoares.com.br

 

CHRIS NICKLAS

Mãe de gêmeos, formanda em psicologia, fundadora e gestora do Amamentar é…