Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Dra. Ana Heloisa Gama /Saúde do bebê

Dermatite

O bebê que mama no peito pode ter dermatite? E que o mama leite adaptado?

  • 21/07/2014
  • Dra. Ana Heloisa Gama

A dermatite surge muito comumente  na pele de bebês que tomam leites adaptados. O fato de o bebê estar ingerindo um leite de outra origem, que não a humana, aumenta muito as chances de isso acontecer, mesmo que ele seja, como diz o nome “adaptado”, que é o leite que foi modificado em laboratório para que se torne menos agressivo ao aparelho digestivo da criança. Depois dos seis meses de idade ainda é aconselhável não oferecer nenhum tipo de leite que não o materno para que se diminua as chances de iniciar um processo alérgico. Laticínios em geral devem ser evitados inclusive nas receitas oferecidas ao bebê que já esteja na fase de introdução de alimentos, até completar um ano de idade pelo menos. É claro que se a criança já estiver totalmente desmamada, ou seja não recebe nada de leite materno, o leite adaptado se faz necessário. Por isso o acompanhamento profissional é muito importante, pois a escolha do tipo de leite adaptado deve ser feita com orientação e supervisão médica.

A dermatite se manifesta de diversas formas na pele do bebê. São áreas vermelhas e irritadas que podem ter como sintoma a coceira, o que promove um grande desconforto.

Em casos específicos, quando o bebê só mama no peito e apresenta este sintoma, é preciso que se faça uma modificação na dieta da mãe para que se possa avaliar se a fonte alergênica está no que ela ingere e passa para o neném através de seu leite.

A Dra Ana Heloisa, neste post, esclarece o que pode causar uma reação alérgica na pele de um bebê que só mama leite materno.

Assuntos relacionados:

A dieta da mãe que amamenta

Produtos químicos e a saúde da pele do bebê

O uso exagerado de corticoides

Aleitamento exclusivo até os seis meses de idade

 

DRA. ANA HELOISA GAMA

Médica pediatra aposentada do Hospital Municipal Miguel Couto na cidade do Rio de Janeiro - fundadora do Curso SOS Mamãe e CIA.