Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Saúde do bebê /Vídeos

Nutricionista: Aleitamento exclusivo até os seis meses

A nutricionista Naila Soares nos fala porque é importante manter a amamentação exclusiva até o bebê completar seis meses.

  • 30/06/2014
  • Chris Nicklas

O Aleitamento Exclusivo até os seis meses de vida do bebê é uma meta  bem difícil de ser alcançada hoje em dia. Primeiro em função da Licença Maternidade ( de apenas quatro meses ), segundo por que amamentar é muito desafiador mesmo, e não contamos com o apoio necessário para cumprir esta missão. Mas o que vejo é que muitas vezes mães desinformadas, ou que não têm acesso à informação de qualidade, oferecem outros alimentos ou líquidos ao bebê antes mesmo dele completar seis meses de vida. Somos rodeadas por uma cultura de desmame precoce que nos acompanha há décadas e nos impele a oferecer os substitutos do leite materno sem entendermos o que isso significa e  quais riscos corremos. Na grande maioria das vezes dar um complemento nem sequer seria preciso se outras medidas fossem tomadas pelo profissional de saúde responsável.  Mesmo nos consultórios médicos somos encorajadas a oferecer o leite em pó sem que nos seja oferecida a ajuda de uma consultora em Aleitamento Materno. Corrigir a pega, aprender novas posições para amamentar e providenciar apoio e ajuda à mãe são medidas simples que têm efeito imediato na produção de leite, promovendo seu aumento.

Conversei com a nutricionista Naila Soares, para entender a importância nutricional do Aleitamento Materno Exclusivo nos seis primeiros meses de vida do bebê.

A introdução das papinhas e frutas na rotina alimentar também é uma etapa que merece uma atenção especial e o bebê depois dos seis meses também passa a precisar de outros nutrientes que o Leite Materno não contém.

A partir então dos seis meses o Leite Materno tem que ser complementado por outros alimentos e assim o desenvolvimento do bebê é garantido.

 

Naila Soares – nutricionista materno infantil.
Graduada em Nutrição pela UFVJM e pós-graduada em pediatria pela Universidade Estácio de Sá.
Contato: (21)98345-0277
E-mail: [email protected]
Site: www.nailasoares.com.br

 

CHRIS NICKLAS

Mãe de gêmeos, formanda em psicologia, fundadora e gestora do Amamentar é…