Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Saúde da mãe /Saúde do bebê

Alergia à proteína do leite de vaca

A mãe experimentar uma dieta sem laticínios é a melhor forma de testar se o bebê é hipersensível à proteína do leite de vaca.

  • 09/06/2015
  • Dra. Ana Heloisa Gama

A alergia à proteína do leite de vaca ( APLV ) é tema recorrente entre nós mães, tanto para as que amamentam exclusivamente  ao peito como para as que oferecem fórmulas lácteas.

Ouvimos falar com cada vez mais frequência que alguns bebês são tão sensíveis e alérgicos à proteína do leite de vaca que mesmo que eles não entrem em contato direto com o leite dessa origem eles desenvolvem sintomas. Nestes casos é preciso fazer a experiência de privar a mãe dos alimentos derivados do leite de vaca, e do próprio leite em si, para que se comprove que realmente é um caso de alergia.

Conversei com a Dra Ana Heloisa sobre este tipo de caso pois o assunto é um pouco polêmico e o diagnóstico corre o risco de ser feito precipitadamente.

As mães que passam por essa situação passam a ter uma dieta bastante restrita e em alguns casos chegam a perder muito peso, por isso é importante que se procure a orientação de um nutricionista para que se compense os nutrientes descartados.

A restrição alimentar da mãe é a única forma de se testar se o bebê é hipersensível à proteína do leite de vaca ou não, pois se os sintomas no bebê desaparecerem fica comprovada a alergia. O bebê pode ter pouco ganho de peso, dermatite, cólicas, entre outros sintomas em função da APLV.

Atenção: a única coisa que não deve ser feita, num caso de suspeita de APLV, é a substituição do Leite Materno por qualquer outro leite, mesmo os Leites Adaptados feitos à base de soja e outros elementos provocam alergias no bebê, que não tem o aparelho digestivo maduro o suficiente para digerir outros leites.

Veja abaixo as explicações da Dra Ana Heloisa:

 

 

DRA. ANA HELOISA GAMA

Médica pediatra aposentada do Hospital Municipal Miguel Couto na cidade do Rio de Janeiro - fundadora do Curso SOS Mamãe e CIA.