Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Recém-nascido /Saúde do bebê

Alimentação saudável para o bebê

Vídeo do Ministério da Saúde apresenta todos os aspectos de uma alimentação saudável na idade de zero a dois anos.

  • 30/07/2014
  • Chris Nicklas

A alimentação saudável de um bebê depende de muitos aspectos que vão desde o sucesso do Aleitamento Materno até a qualidade e variedade de alimentos que são oferecidos para ele a partir da fase do desmame.

Este vídeo feito pelo Ministério da Saúde conta com uma série de informações, dicas e orientações valiosas para a família que pretende fazer da introdução de alimentos uma fase de investimento na saúde futura de seu filho, pois a crainça que nos primeiros anos de vida aprende a comer bem e de forma saudável tende a manter bons hábitos alimentares durante a vida adulta.

Outro aspecto que fica muito claro é o fato de que a criança que tem uma boa iniciação na relação com a comida tem menos chances de desenvolver doenças crônicas como obesidade e diabetes.

Mas como em todo material produzido pelo Ministério da Saúde há uma carência de informações para as mães que contam com a Licença Maternidade de apenas quatro meses, sendo assim impedidas de cumprir os seis meses de Aleitamento Materno Exclusivo, preconizado pelos órgãos de saúde mundiais.  Por isso se faz imprescindível o acompanhamento de um bom profissional da saúde no momento em que outros alimentos são apresentados à criança, principalmente quando isso se der antes do sexto mês de vida do bebê.

Outra informação que senti falta no material é a importância de, sempre que possível, se evitar oferecer qualquer tipo de laticínio até o primeiro ano e se possível ainda no segundo ano de vida da criança. Enquanto o bebê mama no peito nenhum outro leite se faz necessário. Daí a importância de se manter algumas mamadas, mesmo que só de manhã e no final do dia, quando a mãe retorna ao trabalho. Atrasar ao máximo a introdução da proteína do leite de vaca, mesmo a do leite adaptado, aumenta as chances do bebê não desenvolver alergias.

 

Segunda Parte:

 

CHRIS NICKLAS

Mãe de gêmeos, formanda em psicologia, fundadora e gestora do Amamentar é…