Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Parto e pós parto /Volta ao trabalho

O bebê rejeita o bico da mamadeira

E sua Licença Maternidade está se aproximando do final! O que fazer?

  • 04/05/2014
  • Dra. Ana Heloisa Gama

Aviso- este post é indicado para mães que: no final da Licença Maternidade de quatro meses, têm dificuldade para armazenar leite suficiente em casa para manter o bebê alimentado somente com leite materno até o seis meses de idade; pretendem amamentar ainda por muito tempo depois do final da licença; querem evitar a introdução do leite adaptado para que o bebê não corra risco de desenvolver a alergia ao leite de vaca.

O seu bebê não está aceitando  o bico da mamadeira e sua Licença Maternidade está chegando ao final! Quanta tensão! Como e do que ele vai se alimentar na sua ausência?

Muitas mães que amamentam no peito sabem que é comum, na volta ao trabalho, que o bebê não aceite nenhum tipo de bico de borracha, o que causa  uma boa dose de desespero conforme a data do final da Licença Maternidade vai se aproximando. Pois bem, ao invés de forçar a criança a se adaptar à mamadeira vemos aqui com a Dra Ana Heloisa que o uso dela não é uma obrigatoriedade.

Cintia amamentou suas filhas prolongadamente e nunca nem sequer comprou uma mamadeira!

Primeiro é preciso que fique claro que quando a mãe ainda pretende amamentar, mesmo depois da volta ao batente, não há necessidade de dar nenhum outro tipo de leite para o bebê além do materno. É possível  armazenar o leite humano na geladeira ou refrigerador ordenhando as mamas ou usando uma bombinha de tirar leite. Assim este leite pode ser oferecido durante a ausência da mãe.

Alguns fatores são necessários para que seja possível não usar a mamadeira e é sobre isso que a Dra Ana Heloisa fala neste post. Se o bebê tem mais de quatro meses ele pode, obviamente sempre acompanhado e supervisionado, ser capaz de tomar líquidos num copo comum, pois já tem condições motoras para tal.

Antes dos quatro meses é preciso treinamento e conhecimento técnico para que o cuidador ofereça leite materno num copinho.

A antecipação das papinhas de frutas também é uma opção para a mãe que não conta com o apoio da empresa em que trabalha. Não é o ideal, mas é uma saída.

É importante ressaltar que o uso do copinho de amamentação, antes dos quatro meses de idade do bebê, exige conhecimento técnico e treinamento, não sendo indicado quando os dois não forem possíveis.

 

Médica Pediatra do Hospital Municipal Miguel Couto na cidade do Rio de Janeiro e fundadora do curso para gestantes SOS Mamãe & Cia

http://www.sosmamae.com.br/site/

 

Assuntos relacionados:

Mamadeira e Aleitamento Materno, qual a diferença para os nossos filhos?

Odontopediatra fala sobre o uso da mamadeira

O bebê já usa mamadeira, como minimizar seus efeitos?

É possível não usar mamadeira? Como? E por que?

Os cuidados no uso do copinho de amamentação

 

DRA. ANA HELOISA GAMA

Médica pediatra aposentada do Hospital Municipal Miguel Couto na cidade do Rio de Janeiro - fundadora do Curso SOS Mamãe e CIA.