Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Recém-nascido /Volta ao trabalho

O Copinho de amamentação

Por que é importante aprender a técnica do uso do copinho antes de oferecê-lo ao bebê?

  • 14/04/2014
  • Dra. Ana Heloisa Gama

O copinho de amamentação tem cada vez mais seu uso divulgado em Maternidades e Bancos de Leite.

A confusão de bicos pode ser evitada se ele for administrado de forma correta.

Se o seu bebê tem menos de quatro meses e você pretende aprender a usar o copinho de amamentação para evitar dar o seu leite na mamadeira, para que não ocorra a confusão de bicos, fique atenta às observações da Dra Ana Heloisa neste post.

Hoje em dia existe um grande debate sobre os malefícios da mamadeira para a saúde dos bebês e seu desenvolvimento, e é sabido que seu uso junto com o do leite em pó é responsável pelos altos índices de mortalidade infantil, especialmente em países de terceiro mundo, em decorrência de diarreias e outras infecções.

Levei essa questão para a Dra Ana Heloisa e ela deu grande destaque a importância de se aprender a técnica do uso do copinho para que se evite que o bebê broncoaspire o líquido. Quando o bebê broncoaspira o líquido ele vai parar nos pulmões e o bebê corre risco de vida, tendo que ser internado!

A Dra Ana Heloisa não acredita que qualquer pessoa possa ministrar o copinho. Ela defende que é preciso um acompanhamento e também um treinamento para que nada dê errado. O bebê não nasce capaz de articular os movimentos de língua e boca necessários para tomar o leite no copo. Por isso ele não deve ser virado e o leite entornado para dentro de sua boca!

Aqui ela conta um pouco de sua experiência no uso do copinho de amamentação e fala de suas próprias dificuldades. Mesmo com anos de profissão precisou ser orientada por uma enfermeira que observou seus erros.

Assuntos relacionados:

 Dica de livro: “A amamentação e o desdesign da mamadeira” de Cristine Nogueira Nunes

É possível não passar pela mamadeira!

O triste alívio que a mamadeira proporciona

O uso da sondinha de relactação

 

DRA. ANA HELOISA GAMA

Médica pediatra aposentada do Hospital Municipal Miguel Couto na cidade do Rio de Janeiro - fundadora do Curso SOS Mamãe e CIA.