Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Dificuldade para amamentar /Dra. Ana Heloisa Gama

O uso da sondinha de relactação

Como fazer para que a sondinha seja um recurso transitório de recuperação do Aleitamento Exclusivo?

  • 28/05/2015
  • Dra. Ana Heloisa Gama

O que é a sondinha de relactação e quando ela deve ser usada?

Quando a amamentação não vai bem, o bebê não sai satisfeito do peito, seu gráfico de desenvolvimento não está satisfatório, sua mãe está abalada emocionalmente e depois de todas as tentativas fracassadas do estabelecimento de uma amamentação tranquila e bem sucedida, há um recurso, cada vez mais usado por profissionais da amamentação, que é a sondinha de relactação.

Originalmente ela foi criada para situações em que o bebê foi afastado do seio materno e precisa ser incentivado a voltar a mamar, ou em casos de adoção em que a mãe deseja passar pela experiência do Aleitamento.

Mas a sondinha vem cada vez mais sendo usada em outras situações como por exemplo quando há o diagnóstico de baixa produção de leite materno. O problema é que muitas vezes o seu uso substitui a correção da pega o que faz com que se crie uma dependência e a mãe nunca mais se sinta capaz de amamentar sem seu suporte.

A atriz Ingrid Guimarães conta que tinha muito medo de amamentar sem complementar com a sondinha.

O que se observa hoje em dia é que no “boca a boca” a sondinha foi ficando cada vez mais popular entre as mães, principalmente nos grupos de debates nas redes sociais, se tornando um recurso que muitas vezes é usado sem o devido acompanhamento profissional. Com isso esta ferramenta, que seria inicialmente usada de forma transitória, até que o Aleitamento Exclusivo se restabelecesse, vira uma muleta da qual muitas mães dependem para se sentirem seguras amamentando. A dependência da sondinha só é sanada quando a auto estima da mãe é recuperada, junto com sua crença de que é capaz de amamentar seu bebê sem a complementação.

A grande vantagem que a sondinha apresenta às mães que a utilizam, em relação a complementação feita através da mamadeira, é o não comprometimento da qualidade pega do bebê, pois o bebê faz a mamada complementada enquanto a mãe aprende a corrigir sua pega e com o tempo, depois da prática conquistada, a complementação através da sondinha pode ser gradativamente retirada.

Vejam o que a Dra Ana Heloisa tem a dizer a respeito da sondinha:

Assuntos relacionados:

Como aumentar a produção de leite?

Por que algumas mães têm baixa produção de leite?

Bombinha de tirar leite: como usá-la?

Quando é o caso de usar uma sondinha de relactação?

 

DRA. ANA HELOISA GAMA

Médica pediatra aposentada do Hospital Municipal Miguel Couto na cidade do Rio de Janeiro - fundadora do Curso SOS Mamãe e CIA.