Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Saúde do bebê /Vídeos

Odonto Pediatra: O uso da mamadeira

A Dra Ana Carolina fala sobre como evitar ou minimizar o efeito da mamadeira no desenvolvimento da arcada dentária da criança.

  • 05/07/2014
  • Chris Nicklas

A odonto pediatra Dra Ana Carolina conversou comigo para o Amamentar é… sobre o uso da mamadeira e seus efeitos no desenvolvimento da arcada dentária da criança. Evitar o uso dela é uma mudança muito mais cultural do que qualquer outra coisa, pois todos os estudos feitos indicam que seus efeitos são nocivos, e além disso, já está mais que comprovado que na maioria das vezes nem sequer é necessário usá-la, mas mesmo assim não conseguimos imaginar uma criança sem que ela passe pela fase em que numa mão carrega uma mamadeira e na outra a chupeta! Se imaginarmos que uma mudança cultural acontece de forma gradativa podemos considerar que diminuir a quantidade de anos e horas por dia que uma criança faz uso da mamadeira é uma eficaz forma de começarmos essa transição. Por isso se você, que está lendo este texto, não se imagina não oferecendo a mamadeira para o seu filho cogite, pelo menos, a ideia de que o controle da situação deva estar em suas mãos e não nas da criança ou do destino. Estabeleça horários e limites de tempo na rotina dela para que ela não viva com uma mamadeira pendurada na boca. E depois de ouvir as colocações da Dra Ana Carolina, passe a oferecer líquidos no copo quando você perceber que seu bebê já é capaz de articular o movimento de seus lábios ao ponto de selar sua boca ao ingerir algo.

Teoricamente um bebê, a partir do 4º ou 5º mês, já pode, com a ajuda e supervisão de um adulto, beber líquidos num copo comum. Veja o que diz a Dra Ana Carolina:

Dra. Ana Carolina Marques
Odontopediatra e Ortodontista

http://www.multioral.com.br/
https://www.facebook.com/duo.saude.estetica.oral

CHRIS NICKLAS

Mãe de gêmeos, formanda em psicologia, fundadora e gestora do Amamentar é…