Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Dicas de amamentação /Dra. Ana Heloisa Gama

Introdução de alimentos e a produção de Leite Materno

Devemos estimular a produção de leite quando o bebê começa a ter outras fontes de alimento?

  • 04/11/2014
  • Dra. Ana Heloisa Gama

Quando chega o momento de iniciar a Introdução de Alimentos na dieta do bebê, que já tem seis meses de idade, uma dúvida é muito frequente: -É preciso estimular a mama para que a produção de leite não diminua provocando o desinteresse do bebê? Se a mãe não trabalha fora e poderá passar por cada etapa da Introdução Alimentar com calma, não.

Normalmente essa questão surge por que a mãe percebe que as mamadas ficam mais espaçadas provocando uma mudança na quantidade de estímulo nas mamas naturalmente.

A chave para essa dúvida está exatamente nessa última palavrinha: naturalmente! O corpo da mãe idealmente tem que estar sempre em sintonia com o desenvolvimento do bebê. Consequentemente se o bebê mama menos, por que começou a comer, não há motivo para que se crie um descompasso entre a oferta e a procura. O bebê precisa de menos leite, então para que produzir mais do que ele precisa? Se a mãe estimular suas mamas com uma bombinha, ou mesmo com ordenha manual, quando o bebê está fazendo um intervalo entre as mamadas, ela corre o risco de ter uma produção excessiva ao ponto de ter uma mastite, que é o empedramento das mamas e pode virar uma infecção causada pelo leite parado nos dutos mamários que não foi sugado pelo bebê. Por isso é tão importante respeitar a relação entre o bebê a produção de leite, qualquer interferência pode criar uma situação que não corresponde a real.

Veja o que a Dra Ana Heloisa tem a dizer:

 

 

Médica Pediatra do Hospital Municipal Miguel Couto na cidade do Rio de Janeiro e fundadora do curso para gestantes SOS Mamãe & Cia

http://www.sosmamae.com.br/site

 

Assuntos relacionados:

Desmame: quando começa e quando termina?

Dificuldades no desmame afetivo

O final da Licença Maternidade o interesse do bebê pelo peito

A dupla mãe/bebê não está pronta para o desmame

 

DRA. ANA HELOISA GAMA

Médica pediatra aposentada do Hospital Municipal Miguel Couto na cidade do Rio de Janeiro - fundadora do Curso SOS Mamãe e CIA.