Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Parto e pós parto /Volta ao trabalho

Ordenha Manual

Vídeo com demonstração de ordenha manual.

  • 27/02/2014
  • Chris Nicklas

ordenha_9876

A ordenha manual: como e por que fazê-la?

Uma das mais importantes dicas para ajudar o bebê a fazer a pega correta é não oferecer o peito muito cheio para ele. Esvazie a mama e você sentirá que a aréola ficará mais macia e fácil de abocanhar. Outro momento que a ordenha manual é muito útil é no final da mamada. Se você sentir que seu bebê adormeceu antes de esvaziar por inteiro a mama faça a ordenha para que o seu cérebro não registre que há sobra de leite. Sempre que houver sobra há o risco de acontecer a diminuição da produção de leite, além do risco de Mastite. A Mastite é uma infecção mamária proveniente do acúmulo de leite nos dutos mamários. Ali parado o leite pode empedrar e infeccionar, causando febre e calafrios, e até podendo culminar num abscesso.

Aqui está um vídeo com uma boa demonstração de como fazer uma ordenha manual. Atenção para todos os procedimentos de higiene que devem ser feitos antes da ordenha: lavagem de mãos, o recipiente deve ser fervido antes de receber o leite materno, limpeza das mamas e de preferência use uma máscara no rosto para cobrir seu nariz e boca.

Percebam que a mão deve fazer uma leve pressão na mama em direção ao corpo da mãe, além de espremer a aréola com o polegar e o indicador:

 

CHRIS NICKLAS

Mãe de gêmeos, formanda em psicologia, fundadora e gestora do Amamentar é…