Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Desmame /Dra. Ana Heloisa Gama

Dificuldade no desmame

Por que por vezes o desmame se torna traumático para o bebê?

  • 10/08/2013
  • Dra. Ana Heloisa Gama

Depois de tanto investimento, dedicação, perseverança… Chega a hora de começar o desmame!

Muitas mães comentam comigo sobre as dificuldades que enfrentam nessa fase. Elas vão de culpa, falta de informação e acompanhamento médico de qualidade, final da Licença Maternidade antes dos seis meses…  São muitas as opções!

Super estimarmos a nossa disponibilidade para o Aleitamento Materno também pode causar problemas. Nos programamos para amamentar por dois anos ou mais e no meio do caminho descobrimos que não seremos capazes. Daí surge aquela vontade desenfreada de parar de amamentar da noite para o dia! Mas e o bebê como fica nessa história?!

O fato é que a forma e o ritmo que impomos ao desmame são definitivos para que o processo se dê com tranquilidade para a dupla mãe/bebê. E sim, ele é um processo! Que inclusive pode durar anos, pois começa no dia em que oferecemos o primeiro alimento ao bebê, que não o leite materno, e termina no dia da última mamada da vida da criança.

Para muitas mães o final deste processo é extremamente difícil. E para outras uma simples e suave transição!

Veja o que diz a atriz Maria Paula sobre sua experiência.

Mas tirar aquelas últimas mamadas pode se transformar num motivo de tensão e preocupação.

Como fazer, quando, o que falar, como será depois, o bebê sofrerá? Eu sofrerei? Esses são alguns dos fantasmas que nos assombram nessa fase.

A Dra Ana Heloisa explica como podemos fazer para nos prepararmos e prepararmos o bebê para este momento. E assim nada de traumas! Pelo contrário ele se transforma em mais uma conquista alegre e cheia de novas descobertas, tanto para o neném como para a mãe.

Assuntos relacionados:

Aleitamento Exclusivo até os seis meses

Copo de transição

Consultora da dicas de desmame para crianças com pelo menos um ano e três meses

O bebê se nega a comer alimentos no início do desmame

 

DRA. ANA HELOISA GAMA

Médica pediatra aposentada do Hospital Municipal Miguel Couto na cidade do Rio de Janeiro - fundadora do Curso SOS Mamãe e CIA.