Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Dicas de especialistas /Vídeos

Consultora em AM: Técnica de substituição ou distração

Consultora em AM Bianca Balassiano da dicas para um desmame sem traumas e sofrimento.

  • 24/06/2015
  • Chris Nicklas

Seguindo com a série de dicas da Consultora em Aleitamento Materno Bianca Balassiano para um desmame gradual e sem dramas e traumas.

No primeiro post ela ensinou a técnica do encurtamento do tempo de algumas mamadas.

Esta série serve para as mães que têm um bebê com pelo menos 1 ano e 3 meses, que já tenha uma boa capacidade de compreensão, e está com dificuldades para administrar, diminuir ou até mesmo tirar as últimas mamadas.

A atriz Maria Paula conta como desmamou de forma gradativa e sem traumas seus filhos.

Aconselho que quem estiver lendo este post se inteire também do primeiro.

Dessa vez ao invés de encurtar uma mamada a mãe proporá alguma outra atividade ou distração quando o bebê quiser mamar. Bianca Balassiano explica bem o objetivo e os procedimentos no texto e no vídeo abaixo. Vejam o que ela diz:

“Conforme prometido no último post, hoje falarei sobre a técnica de substituição ou distração para o desmame gradual. Consiste na tarefa de, sempre que a criança solicitar mamar fora dos horários propostos, apresentar um objeto ou atividade que mobilize sua atenção. É claro que para isso teremos que nos empenhar! Mas a ideia do desmame é justamente esta: ampliar os limites da relação, explorar potenciais, apresentar novidades.

Algumas mães preferem se antecipar e já propor alguma coisa bem interessante sabendo que aquele será um momento crítico para a criança: parquinhos, pracinhas, praia, passear, fazer uma visita, um lanche, inscrever-se em uma atividade semanal e outras ideias fora de casa são sempre bem vindas. As distrações do lado de fora são inúmeras!

Outras preferem ter algumas cartas na manga caso sintam alguma dificuldade. Nesse caso vale a pena ter em casa: sucata, tintas, bolha de sabão, massinha, argila, papel de embrulho ou papel alumínio, caixas variadas, livros, e o que mais seu filho curtir. Brincadeiras com água também costumam ser muito interessantes nessa fase! É preciso usar a imaginação e botar a cabeça pra funcionar mesmo! Muitas vezes oferecemos o seio por pura preguiça de pensar em algo mais elaborado, isso não é vergonha alguma, mas lembre-se que vocês podem mais do que isso!

Não se esqueça de oferecer um lanche mais caprichado caso você esteja substituindo uma mamada longa. Nesse caso abasteça a casa de alimentos saudáveis ou convide seu filho a fazer uma receita com você! Crianças adoram fazer bolo, salada de frutas, biscoitos e decorar seus pratos. Pode servir também como um grande incentivo para a boa alimentação. Aumente também a oferta de água, pois ele estará mamando menos ao longo do dia.

Aproveito pra agradecer o empenho da minha filha mais velha Júlia, minha câmera nessa série de vídeos, pois esse particularmente foi mais difícil de fazer, uma vez que ficamos esperando o Bê pedir o mamar por um tempo… !”

Veja aqui o primeiro post dessa série que trata da técnica de encurtamento.

Vejam o vídeo que Bianca fez com a ajuda de sua filha mais velha:

Encontre a consultora Bianca Balassiano e conheça seu trabalho nos links abaixo:
http://www.psiperinatal.com.br/
https://www.facebook.com/psicologaperinatal?fref=ts

 

CHRIS NICKLAS

Mãe de gêmeos, formanda em psicologia, fundadora e gestora do Amamentar é…