Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Dificuldade para amamentar /Dra. Ana Heloisa Gama

Baixa produção de leite

Por que algumas mulheres têm tão pouco leite?

  • 26/05/2014
  • Dra. Ana Heloisa Gama

Levei para a Dra Ana Heloisa a pergunta de uma mãe que passou pelo Amamentar é… se queixando de baixa produção de leite. Ela descrevia o que havia se passado em sua casa e perguntava: – Por que algumas mães têm baixa produção de leite?

Sua pergunta reflete uma situação extremamente comum! A mãe chega em casa com o bebê, depois de  ter recebido uma rápida e rasa orientação na Maternidade sobre como amamentar corretamente,  e começa sua rotina materna. Em poucas semanas o bebê começa a apresentar um comportamento típico de quem está com fome, ela acredita que está fazendo tudo certo e não se dá conta de que a mamada não evolui da forma adequada por que seu bebê não sabe abocanhar a aréola na sua grande maioria. Por isso o leite sai, mas nunca na quantidade necessária e a criança sempre acaba a mamada exausta, e por consequência dormindo, mas nunca saciada. Dali a muito pouco tempo pede para mamar de novo. O comportamento de mamar o tempo todo e de pouquinho em pouquinho é normal nos primeiros dias quando o colostro é o que desce, e mesmo mais na frente, no início da descida do leite, quando o bebê ainda está mostrando para o nosso cérebro o tamanho de sua fome, mas depois, o esperado é que uma rotina de intervalos se estabeleça e o neném comece a apresentar um comportamento de saciedade no final das mamadas.

Quando nos desesperamos, desconfiadas de que não produzimos leite suficiente para os nossos filhos, começamos a tomar uma série de medidas que só nos deixarão mais tensas e inseguras, ao invés de simplesmente procurarmos ajuda para ensinar o bebê a abocanhar corretamente a aréola. Medimos com a bombinha o leite retirado por ela, damos leite em pó, damos chupeta… Quando o que nós precisamos realmente é da ajuda de uma consultora em Aleitamento Materno!

Assuntos relacionados:

Minhas mamas não enchem mais! O leite está secando?!

As mamas não são um reservatório! Elas são uma fábrica!

O estado emocional da mãe afeta a produção de leite?

Se eu beber litros de água minha produção de leite vai aumentar?

 

DRA. ANA HELOISA GAMA

Médica pediatra aposentada do Hospital Municipal Miguel Couto na cidade do Rio de Janeiro - fundadora do Curso SOS Mamãe e CIA.