Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Recém-nascido /Saúde do bebê

Refluxo – Parte 2

Quais medidas podem ser tomadas para se ter certeza de que o bebê sofre dele?

  • 23/05/2014
  • Dra. Ana Heloisa Gama

Refluxo é um quadro delicado para ser diagnosticado e por isso exige que muitas medidas sejam tomadas para que se elimine outras hipóteses que poderiam levar a sintomas e comportamentos semelhantes, mas que não carecem de intervenção medicamentosa.

As medidas a serem tomadas são:

Primeiro importantíssimo dizer: o quadro de refluxo exige uma série de cuidados que não passam pela antecipação do  desmame.

Como ele é um problema que pode aparecer em vários graus é preciso que muitas coisas sejam levadas em consideração.

Entre elas estão: a posição em que o bebê dorme no berço, a posição em que ele mama no peito, o tempo que ele deve ficar na vertical, ou pelo menos sentado, depois de terminada a mamada, e o ato de arrotar.

E é claro a certificação de que o bebê realmente sofre de uma quadro de refluxo.

Ao contrário do que se imagina é através de um processo de eliminação que se chega à conclusão de que a criança sofre de refluxo.

Compartilho com vocês aqui essas informações pois com frequência recebo depoimentos  de mães que receberam indicação de uso de leite em pó adaptado, como tratamento,  depois do diagnóstico de refluxo. Como se o leite de lata fosse resolver a imaturidade do aparelho digestivo do bebê, e por ser mais pesado de lenta digestão pudesse “tampar” como uma rolha o estômago dele.

Assistam aqui as duas partes desta conversa e procurem uma segunda opinião quando desconfiarem que o pediatra está propondo o desmame precoce levianamente!

Assuntos relacionados:

Refluxo parte I: Meu bebê sofre de refluxo? Tenho que entrar com a mamadeira e uma fórmula láctea?

O que pode levar o bebê a chorar durante a mamada?

Vídeo com demonstração de posições para amamentar

 

DRA. ANA HELOISA GAMA

Médica pediatra aposentada do Hospital Municipal Miguel Couto na cidade do Rio de Janeiro - fundadora do Curso SOS Mamãe e CIA.