Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Dificuldade para amamentar /Dra. Ana Heloisa Gama

Meu bebê prefere um peito!

E só quer saber de mamar nele! O que fazer?

  • 25/07/2013
  • Dra. Ana Heloisa Gama

-O que fazer quando o bebê “prefere” um peito, só quer saber de mamar nele, rejeitando qualquer tentativa que faço de amamenta-lo no outro, que já está bem maior de tamanho?!

Esse pergunta já me foi feita aqui no Amamentar é… e esta é uma situação que é mais comum do que imaginamos.

Temos a tendência a responsabilizar o bebê por tudo, ou pelo menos pela maioria das coisas que acontecem durante o período da amamentação.

Sim, é verdade que no Aleitamento Materno é o bebê quem manda, mas são inúmeras as situações em que criamos padrões sem perceber e acabamos por influenciar seu comportamento.

Por isso, especialmente neste caso, é muito importante que a mãe que está passando por esta dificuldade observe também quais são as suas preferências e o quanto elas não estariam sendo decisivas para o agravamento do quadro.

Existem casos em que a preferência por uma mama se dá porque um dos mamilos é menos proeminente que o outro fazendo com que a mamada seja mais fácil em um peito. Achar uma posição que repare esta dificuldade pode ser uma boa dica, às vezes a solução é simples e tudo é uma questão de encaixe.

Conversei com a Dra Ana Heloisa sobre isso e ela, no post abaixo, dá algumas dicas de qual pode ser o motivo da dificuldade, o que pode ser feito e se a diferença de tamanho, que pode estar surgindo entre as mamas, é reversível.

Aí vai a resposta da Dra Ana Heloisa Gama:

Assuntos relacionados:

Posições para amamentar

Vídeo com várias posições para amamentar, que podem melhorar a qualidade da mamada

Pega correta

Consultora mostra como fazer para corrigir a pega com seu próprio bebê mamando

 

DRA. ANA HELOISA GAMA

Médica pediatra aposentada do Hospital Municipal Miguel Couto na cidade do Rio de Janeiro - fundadora do Curso SOS Mamãe e CIA.