Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Dra. Ana Heloisa Gama /Saúde da mãe

Cirurgias nas mamas

As cirurgias de diminuição e de aumento de mamas podem afetar o AM?

  • 20/02/2014
  • Dra. Ana Heloisa Gama

As mamas sofrem cirurgias plásticas há décadas! Ora para serem diminuídas, como ditava a moda na década de setenta, ora aumentadas com uso de próteses de silicone, como manda a ditadura da estética atual. As técnicas mudaram e evoluíram, mas é preciso critério e cuidado no momento dos procedimentos para que as mamas não sofram danos e o Aleitamento Materno seja protegido.

As duas cirurgias são bem diferentes, mas não demandam a retirada de dutos mamários para serem executadas com perfeição. Os principais cuidados estão no ato de sutura, ou seja na etapa de fechamento do corte, especialmente quando ele foi feito ao redor da aréola. É aí que há o risco de algum duto ser costurado e consequentemente bloqueado. A escolha do profissional da saúde que será responsável pela cirurgia é importantíssima para que você se certifique de que ele tem este tipo de preocupação.

De qualquer forma é preciso que fique claro que as duas cirurgias não impedem a mãe de amamentar. Elas em, casos específicos, exigem atenção, acompanhamento profissional e talvez o uso de uma sondinha de relactação para que o bebê não largue o peito. É possível amamentar assim por muito tempo!

Para algumas mães que fizeram intervenções cirúrgicas nas mamas fica a dúvida de se há o risco na evolução do Aleitamento Materno, por isso conversei com a Dra Ana Heloisa Gama sobre o assunto.

Vamos ver o que ela diz a respeito:

 

DRA. ANA HELOISA GAMA

Médica pediatra aposentada do Hospital Municipal Miguel Couto na cidade do Rio de Janeiro - fundadora do Curso SOS Mamãe e CIA.