Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Dificuldade para amamentar /Dra. Ana Heloisa Gama

As pomadas para mamilos feridos

Como funcionam as pomadas que ajudam na cicatrização de feridas no mamilo?

  • 16/12/2013
  • Dra. Ana Heloisa Gama

Você está com os mamilos feridos e não consegue entender porque? Eles estão cheios de rachaduras e toda vez que o seu bebê começa a mamar você sente uma dor insuportável? Nunca pensou que amamentar pudesse doer tanto?

Você se preparou tanto para este momento: tomou sol de topless, passou a bucha, não usou sutiã, não passou o hidratante para a pele ficar seca e engrossar, ou passou o hidratante para que ela ficasse mais hidratada e forte, enfim… Mil receitas caseiras, folclores, que não adiantaram nada! Por que agora o seu bebê nasceu, ele mama fazendo a pega errada, puxando somente a pontinha do seu mamilo e o pior de tudo: você sofre e ele ainda sai do peito sem ter se saciado e quer mamar o tempo todo. Um verdadeiro pesadelo!

Ingrid Guimarães conta que também tentou “preparar” seus mamilos para amamentar e não adiantou

Consultora em Amamentação fala sobre como preparar as mamas para amamentar

Por causa dessa dor você já está quase desistindo de amamentar. Oferecer uma mamadeira para o seu bebê te dói na alma, mas pelo menos você acha que dará um descanso para que seus machucados curem. Te disseram também para usar um bico de silicone, não é? Mas você acha estranho dar o peito com aquele negócio emborrachado entre a sua pele e a boca do seu filho, e já ouviu falar que ele pode atrapalhar a mamada ao invés de ajudar.

Vanessa Lóes teve muitas dores e fissuras no início da amamentação

Te orientaram a usar pomadas  para que as fissuras cicatrizassem, mas você as vem usando e, apesar de aplacarem a dor por um tempo, amamentar continua sendo muito dolorido e os machucados não fecham.

Pois bem, entenda aqui como essas pomadas funcionam, qual é o real papel delas e por que apesar de serem cicatrizantes não conseguem sarar os machucados nas suas aréolas.

A Dra Ana Heloisa tira aqui algumas de suas dúvidas:

 

 

Médica Pediatra do Hospital Municipal Miguel Couto na cidade do Rio de Janeiro e fundadora do curso para gestantes SOS Mamãe & Cia

http://www.sosmamae.com.br/site/

 

Assuntos relacionados:

Pega correta

Seus mamilos já estão feridos? O que fazer?

Bico de silicone

Mamadas longas, intervalos pequenos e seu bebê não ganha peso?

 

 

DRA. ANA HELOISA GAMA

Médica pediatra aposentada do Hospital Municipal Miguel Couto na cidade do Rio de Janeiro - fundadora do Curso SOS Mamãe e CIA.