Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Dicas de amamentação /Dificuldade para amamentar

Vídeo com demonstração de correção de pega

Aprenda a fazer a pega correta assistindo à essa demonstração

  • 17/03/2015
  • Chris Nicklas

Vivo à caça de vídeos para separar para vocês que mostrem como é a pega correta do bebê ao mamar no seio materno e também que demonstrem como fazer para corrigir o bebê que não abocanha a aréola corretamente ferindo a mãe e tornando a mamada um momento dolorido e de sofrimento.

Dessa vez encontrei este abaixo que é falado em inglês, mas que traz uma ótima e bem clara demonstração!

Uma das primeiras coisas que a moça fala é que a chave para uma boa mamada é que mãe e o bebê estejam calmos e confortáveis. Outra ótima dica é aprender a perceber os sinais que ele dá quando está pronto para se alimentar, que na maioria das vezes são movimentos de cabeça e boca em direção ao seio materno. Evite deixa-lo chegar ao ponto em que chora de fome e fica estressado, isso com certeza dificultará a correção da pega. Lembre-se de trazer o bebê em direção ao seio e não o seio em direção ao bebê.

Coloque o nariz dele de frente para o seu mamilo, e quando o bebê inclinar a cabeça para trás o lábio superior roçará o bico do seio e isso o estimulará a abrir bem a boca, quando isso acontecer puxe-o na direção da mama aproveitando que a boca está bem aberta.

Às vezes é preciso fazer várias tentativas até que você sinta que o bebê abocanhou bem a aréola da mama e a pega está correta sendo assim a mamada agradável para você.

Quando a pega está correta o queixo do bebê encosta na mama da mãe e o seu nariz fica livre, os lábios estão virados para fora fazendo a “boca peixinho”, você verá mais da sua aréola na parte de cima da boca do bebê.

No inicio da mamada o movimento de sugar dele será rápido e raso até que o leite comece a descer, depois disso ele fará pequenas séries de profundas e lentas sugadas e você poderá ouvir o bebê engolindo o leite que é ejetado ( o som é reproduzido no vídeo ). Enquanto engole o queixo fica parado.

Para fazer a correção da pega, numa nova tentativa, observe no vídeo que a mãe ensina a colocar um dedo ( limpo é claro ) no cantinho da boca do bebê antes de tentar tirá-lo do seio, evitando assim dor na mama.

Essas são ótimas dicas, mas fique à vontade para encontrar a sua própria maneira de se encaixar ao seu bebê.

Sinta-se livre para procurar uma forma de amamentar sem sentir dor!

 

CHRIS NICKLAS

Mãe de gêmeos, formanda em psicologia, fundadora e gestora do Amamentar é…