Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Dra. Ana Heloisa Gama /Saúde do bebê

O ritmo de engorda do bebê

O quanto o meu neném tem que engordar por mês?

  • 03/10/2013
  • Dra. Ana Heloisa Gama

Acompanhar o ritmo de engorda do bebê, especialmente nas primeiras semanas e meses de vida dele é fonte de muita angústia, e maluquice, por que não dizer?!

Ficamos tão ansiosas por ver nossos nenéns engordando, não é?! Queremos que eles inflem que nem pequenos balões! Rsrsrsrs!

Às vezes fazemos imensas besteiras por causa disso, e entre elas está o desmame precoce. Todos à nossa volta falando para dar o Leite Adaptado logo, para que o bebê dobre de tamanho rapidinho. Mas e o custo disso?

O que nunca recebemos é apoio e orientação de qualidade. Na grande maioria dos casos a visita de uma consultora em AM ou a ida a um Banco de Leite dariam conta do recado. Mas não! Todos querem que nos rendemos à mamadeira.

As primeiras idas ao pediatra são tensas. Esperamos ansiosas pelo ok do profissional, que nos dirá se somos capazes de sustentar nosso rebento “apenas com Leite Materno”! Quanto sofrimento! E quanta ignorância!

O Gráfico de Desenvolvimento feito mês a mês pelo médico é o nosso guia.

Mas e quando o bebê fica no limiar, entre o ideal e o abaixo do esperado? O que fazer? Será que estes padrões devem ser tão rígidos? E a individualidade de cada criança e sua genética? Como podemos levar elas em consideração?

Vamos ouvir o que a Dra Ana Heloisa fala sobre como deve ser o ritmo de desenvolvimento do neném durante o Aleitamento Materno:

 

 

Médica Pediatra do Hospital Municipal Miguel Couto na cidade do Rio de Janeiro e fundadora do curso para gestantes SOS Mamãe & Cia

http://www.sosmamae.com.br/site/

 

Assuntos relacionados:

O tamanho do estômago do recém nascido

Mamadas longas e quase sem intervalo e mesmo assim o bebê não ganha peso! Qual é o problema?

O que fazer quando o bebê não ganha peso?

DRA. ANA HELOISA GAMA

Médica pediatra aposentada do Hospital Municipal Miguel Couto na cidade do Rio de Janeiro - fundadora do Curso SOS Mamãe e CIA.