Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Parto /Parto e pós parto

Cesariana X Aleitamento Materno

Os hormônios da amamentação são afetados por este procedimento cirúrgico?

  • 30/10/2014
  • Dra. Ana Heloisa Gama

Neste post voltamos à uma velha questão que assombra mães que têm medo de passar pelas dores do parto normal, escolhem o nascimento do bebê através de um procedimento cirúrgico, a cesariana, mas temem que ele afete a produção e descida do Leite Materno.

Há estudos que confirmam a ligação de baixos índices de amamentação à cesariana, mas especialmente nos casos em que os procedimentos pós cirúrgicos afastam a mãe do bebê por muito tempo.

O adiamento da primeira mamada interfere no comportamento do bebê e consequentemente na velocidade da descida do leite. Por isso mesmo numa cesária, se o bebê tiver nascido sem nenhum problema, ele deve ser colocado imediatamente para mamar, este procedimento ajuda, e muito, no início do processo fisiológico da Amamentação.

Como o Brasil é campeão nos índices de cesariana eletiva, que é quando o procedimento é feito por outros motivos que não o de salvar a vida e a integridade da mãe e/ou do bebê, é preciso que as mães, que sonham com a possibilidade de amamentar, sejam bem informadas e possam então repensar sua escolha.

O nascimento de bebês prematuros, via cesariana,  é um dos motivos mais comuns que desencadeiam os maiores obstáculos para a amamentação.

O afastamento do bebê em relação a mãe por motivo de internação em UTI Neo natal é prejudicial à evolução da amamentação. E a cesariana eletiva apresenta este risco, pois a margem de erro de uma ultrassonografia é muito grande ( duas semanas para menos ou para mais ), por isso um feto que o aparelho de ultrassom acusa ter 38 semanas de vida pode na verdade ter 36! O que não caracterizaria um bebê e uma gravidez a termo.  Aguardar o início do trabalho de parto é o ideal, pois este sim da indícios de que o bebê já está pronto para sair do ventre materno.

Mas no post abaixo falamos sobre uma outra dúvida muito recorrente: se a cesariana afeta a segregação dos hormônios necessários para a amamentação ou não.

Veja o que diz a Dra Ana Heloisa:

Assuntos relacionados:

Cesariana: conduta médica e procedimentos fazem diferença na hora da Amamentação?

O reflexo de sucção do bebê

Adiamento da primeira mamada

 

DRA. ANA HELOISA GAMA

Médica pediatra aposentada do Hospital Municipal Miguel Couto na cidade do Rio de Janeiro - fundadora do Curso SOS Mamãe e CIA.