Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Parto /Parto e pós parto

A cesariana impede a descida do leite?

Faz alguma diferença para a amamentação ter tido um parto normal ou uma cesariana?

  • 05/01/2016
  • Dra. Ana Heloisa Gama

A cesariana é um procedimento cirúrgico e por isso requer uma série de cuidados que o parto vaginal não exige. Não há dúvidas de que uma mãe que passa por uma cesárea está completamente capacitada a amamentar, como qualquer outra. Até mesmo uma mãe adotiva o pode fazer! Afinal amamentar se trata de um estímulo nervoso que manda mensagens para o nosso cérebro. É só uma questão de tempo e paciência. Mas mesmo assim devemos ressaltar alguns aspectos deste procedimento cirúrgico que podem fazer com que o leite demore um pouco mais a descer, o que na maioria dos casos causa muita angústia materna. E é essa aflição que pode levar a mãe a dar o leite em pó sem necessidade.

É comum na cesariana logo depois da saída do bebê da barriga da mãe o afastarem dela, quando na verdade está comprovado que levá-lo ao seio na primeira hora de vida acelera a descida do leite. É sabido que depois de nascer o bebê, num primeiro momento, fica muito esperto e depois entra num certo limbo e fica por algumas horas como que desconectado. Oferecer o peito antes que ele entre neste estágio de apatia é o melhor para mãe, para o bebê e para a descida do colostro, que é o que antecede o leite materno nos primeiros dias.

A Dra Ana Heloisa neste post tira uma dúvida muito comum: – Se a mãe passar por uma cesárea, ao invés de um parto vaginal, existe algum risco disso afetar o sucesso do Aleitamento Materno?

Veja a sua resposta:

 

DRA. ANA HELOISA GAMA

Médica pediatra aposentada do Hospital Municipal Miguel Couto na cidade do Rio de Janeiro - fundadora do Curso SOS Mamãe e CIA.