Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Dificuldade para amamentar /Dra. Ana Heloisa Gama

Seus mamilos estão feridos?

O que fazer depois que os mamilos já estão feridos?

  • 27/12/2013
  • Dra. Ana Heloisa Gama

Mamilos feridos são um pesadelo na vida da mãe que amamenta!  Só quem passou por isso sabe o quanto é sofrido e dolorido amamentar com os mamilos feridos!

Por isso se você está começando a amamentar e já está sentindo dores, procure ajuda imediatamente! Que seja num Banco de Leite ou com uma Consultora em Amamentação.

Você vai ouvir muitas dicas de receitas caseiras para acelerar a cicatrização das fissuras, coisas como usar cascas de frutas, alimentos cozidos, banha… São muitas! Não faça nenhuma delas pois o risco de uma infecção mamária é muito grande. É só você pensar que cada machucadinho na aréola é uma porta de entrada para bactérias. Qualquer coisa que não seja esterilizada apresenta risco de mastite.

Carolina conta aqui o susto que passou ao descobrir que estava começando a desenvolver um quadro de infecção mamária!

Quando seus mamilos já estão feridos você deve procurar ajuda médica e também orientação técnica para aprender a corrigir a pega do seu bebê, pois é isso que está causando as feridas, o fato do seu bebê não saber fazer a pega correta. Muitas vezes o aprendizado é simples uma simples mudança de posição para amamentar já faz uma grande diferença e o seu bebê passa a mamar corretamente.

A pega errada pode acarretar, além das feridas nos mamilos, pouco ganho de peso no bebê.

A Dra Ana Heloisa Gama esclarece  para o Amamentar é… o que realmente é eficaz contra as fissuras que surgem quando o neném mama errado:

Assuntos relacionados:

Demonstração de pega correta feita por Consultora em Amamentação com seu próprio bebê

As pomadas para feridas nos mamilos: como funcionam?

Dores nas primeiras mamadas apesar da pega estar correta

Vídeo que demonstra várias posições diferentes para amamentar

Sapinho: contaminação por fungos da Candidíase

 

DRA. ANA HELOISA GAMA

Médica pediatra aposentada do Hospital Municipal Miguel Couto na cidade do Rio de Janeiro - fundadora do Curso SOS Mamãe e CIA.