Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Dra. Ana Heloisa Gama /Recém-nascido

Desmame noturno

Como lidar e interpretar as mamadas noturnas muito frequentes do bebê?

  • 06/08/2014
  • Dra. Ana Heloisa Gama

O desmame noturno é uma questão que sempre aparece em meus diálogos com as mães pelo inbox do Amamentar é…

Sei que quando habituamos os nossos bebês a serem super atendidos à noite, ou seja, mais do que eles realmente precisam e demandam, criamos o hábito do sono descontinuado e das mamadas noturnas, que no futuro nos consomem e são motivo de desgaste na relação mãe/bebê e até de desmame precoce. No início não temos essa noção de que lá na frente nos arrependeremos dos hábitos criados e chegaremos à conclusão de que faríamos qualquer coisa para voltar no tempo para termos a chance de fazermos diferente.

Falar sobre isso, depois que o problema já existe, e é fonte de sofrimento, é muito frustrante, por que há que se ter paciência. Não há fórmula mágica. Um bebê que acorda de meia em meia hora não faz isso por querer e muito menos por sacanagem, ele simplesmente não consegue ter um ciclo mais longo de sono e sempre que acorda depende de alguém para voltar a dormir. Não adianta brigar, obrigar, tem que ter paciência. Nessa fase os bebês não aprendem sozinhos o que não ensinamos!

Há vários estudos que comprovam que o sono do bebê é um reflexo do da mãe. A que tem sono pesado, e consequentemente não ouve os barulhinhos que o bebê faz à noite, e não o assiste desnecessariamente, tem muito mais chance de ter um bebê que dorme um ciclo maior de sono, sem acordar a cada meia hora.

Esse é o tipo de informação que eu adoraria ter recebido antes dos meus filhos nascerem assim não teríamos sofrido a exaustão que sofremos quando eles eram bebês! O desgaste familiar é muito grande quando o quadro se agrava e na casa ninguém mais dorme uma noite inteira.

Aqui o velho provérbio se encaixa perfeitamente: “- Melhor prevenir, do que remediar! ”

Vejam o que a Dra Ana Heloisa fala sobre essa questão:

Assuntos relacionados:

Mamadas noturnas

Desmame traumático

Uso de chupeta e mamadeira

 

DRA. ANA HELOISA GAMA

Médica pediatra aposentada do Hospital Municipal Miguel Couto na cidade do Rio de Janeiro - fundadora do Curso SOS Mamãe e CIA.