Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Parto e pós parto /Volta ao trabalho

Somos as únicas responsáveis pelo sucesso da amamentação?!

E o que fazemos quando todos à nossa volta nos falam para desmamar?

  • 18/07/2016
  • Chris Nicklas

Amamentar não é fácil.

Não estou dizendo nenhuma novidade! Pelo contrário, sabemos que na maioria dos casos o desmame precoce é consequência dessa dificuldade que não reside somente na mãe, mas também na comunidade que a rodeia.

Canso de conversar com mulheres que carregam uma culpa enorme por não terem conseguido amamentar por muito tempo.

Nessa minha entrevista abaixo, para o Canal Viva Melhor do Youtube, fui perguntada sobre como deveria se sentir a mãe que não amamenta.

Como venho dizendo há anos, não acredito que uma mulher contemporânea, que vive num grande centro urbano, deva assumir sozinha essa responsabilidade.

Vejo debates sobre o aumento da Licença Maternidade que simplesmente ignoram o fato de que as mulheres da atualidade trabalham fora e lutam há décadas pela igualdade no mercado de trabalho. Infelizmente não podemos nos apoiar na ingênua ideia de que a sociedade, e em especial as empresas, vão de uma hora para outra olhar para as mães com seus bebês no colo de forma generosa e acolhedora.

Termos privilégios em relação aos homens garante que nossos salários sejam menores e que seremos eternamente uma escolha desvantajosa para a empresa na hora da ocupação de uma vaga, afinal em algum momento faremos uma pausa para termos pelo menos um filho.

Vivemos numa sociedade que ainda vê a força de trabalho como um potencial essencialmente masculino.

Está mais do que na hora de colocarmos os homens para dentro deste debate. Um real aumento da Licença Paternidade, e mais que isso, o estudo de uma Licença Parental que se encaixe com a realidade cultural do Brasil é mais que urgente.

Temos que lutar pela amamentação sem que tenhamos que abrir mão de tudo que conquistamos.

Mais uma, entre tantas lutas…

Beijo

Chris Nicklas

 

 

CHRIS NICKLAS

Mãe de gêmeos, formanda em psicologia, fundadora e gestora do Amamentar é…