Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Recém-nascido /Saúde do bebê

Doação de Leite Humano

Doe o quanto você puder! Qualquer quantidade é válida e salva vidas!

  • 18/08/2014
  • Dra. Ana Heloisa Gama

A doação de leite humano no Brasil é pouco divulgada e por isso nossos Bancos de Leite têm estoques muito abaixo do necessário para salvar a vida de bebês que nasceram prematuros ou que por algum outro motivo de saúde ficam internados em UTI Neo Natal até que possam ser liberados para ir para casa com seus familiares.

Do mesmo jeito que erroneamente acreditamos que nossos filhos, nas primeiras semanas, precisam de muito mais leite materno do que realmente necessitam, pensamos que para que valha a pena doar nosso leite é preciso que seja numa quantidade enorme! Mas isso não é verdade!

Prematuros e recém nascidos mamam muito pouco e de pouquinho em pouquinho. Por isso poucos mililitros já são o suficiente para alimentar um neném internado.

Já li depoimentos de mães que diziam que não doavam por ter vergonha de conseguir tirar somente 30 mililitros! Mal sabem que com essa quantidade muitos bebês se beneficiariam!

Temos uma vasta cadeia de Bancos de Leite em nosso país e neles encontramos, além de um lugar para doar leite humano e ajudar a salvar pequenas vidas, equipes preparadas para nos ensinar a amamentar corretamente, de modo a termos filhos que ganhem peso suficiente mamando somente no peito por seis meses.

Vejam o que a Dra Ana Heloisa tem a dizer sobre a cultura da doação de leite em nosso país:

 

DRA. ANA HELOISA GAMA

Médica pediatra aposentada do Hospital Municipal Miguel Couto na cidade do Rio de Janeiro - fundadora do Curso SOS Mamãe e CIA.