Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Saúde da mãe /Saúde do bebê

Virose

Será que se a mãe que está amamentando pegar uma virose o neném se contamina pelo leite materno?

  • 29/03/2014
  • Dra. Ana Heloisa Gama

Você já pegou uma virose enquanto estava amamentando e ficou com medo de passar a gripe pelo leite materno para o bebê?

Pois é… Essa é uma dúvida muito comum que aparece aqui no Amamentar é…! Sempre ouvimos falar que é pelo leite materno que passamos imunidade para os nossos filhos, mas e se estivermos doentes? Com febre, mal estar, dor de cabeça… É possível que o vírus passe pelo leite para o bebê?

Pois bem, levei esta questão para a Dra Ana Heloisa Gama e ela explicou o seguinte: o vírus, nós pegamos pelo contato. Ele está no ar, em nossas mãos, no nosso hálito… E a partir do momento que nos contaminamos nosso organismo começa a fabricar anticorpos para nos defender dele.

leite materno nada mais é do que uma fonte de imunidade para os nossos bebês. Isso quer dizer que assim que criamos anticorpos para nós eles também aparecem no leite que oferecemos para o bebê através da Amamentação. A virose passa por contato físico e o anticorpo, as defesas, passam pelo leite materno. Então ao mesmo tempo que este neném está entrando em contato com o vírus que está em você, através de beijinhos e abraços, ele também está recebendo as armas para se defender dele através da amamentação.

Por isso a melhor coisa que devemos fazer quando há um vírus no ar é dar o peito! É muito comum uma família inteira cair de cama e só o bebê não pegar a gripe! Isso se dá por que ele recebe Leite Materno.

Vejam aqui o que a Dra tem a dizer sobre essa questão:

Assuntos relacionados:

Os benefícios da Amamentação para o bebê

Os benefícios da Amamentação para a mãe

É normal sentir fraqueza e tontura no período da amamentação?

 

DRA. ANA HELOISA GAMA

Médica pediatra aposentada do Hospital Municipal Miguel Couto na cidade do Rio de Janeiro - fundadora do Curso SOS Mamãe e CIA.