Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Parto e pós parto /Volta ao trabalho

A simbiose mãe/bebê

O prolongamento da simbiose mãe/bebê. A busca pela maternidade perfeita e a angústia que isso acarreta.

  • 06/01/2016
  • Dr. Daniel Becker

Me lembro de quando meus filhos nasceram e da sensação de incapacidade que se assolou sobre mim. Ter um bebê não é fácil, gêmeos então, nem se fala… Pois lá estava eu, com dois bebês no colo, um em cada peito, achando que existia alguma possibilidade de dar conta de tudo e de todos.

Pois bem, não dei conta é de nada! Sucumbi ao cansaço e à minha cabeça dura.

Conversei sobre este assunto, tão atual, com o Dr Daniel Becker: – a necessidade que temos de provar que somos super mães, super mulheres e que não precisamos de ninguém, que damos conta de tudo sozinhas.

Neste post o Dr Daniel Becker fala, a partir de sua vivência em consultório, do que observa na relação entre mães e bebês que têm muita dificuldade para lidar com os desafios da maternidade na atualidade.

Especialmente a mãe que trabalha, que carrega o peso do mundo nas costas e se cobra duramente por uma performance sobre humana. O desespero de mães por serem perfeitas, como o próprio doutor cita, as conduz a condições de verdadeiro sacrifício. No texto “A armadilha da mulher maravilha” o Dr Daniel já havia falado dessa “síndrome” que acomete mais especificamente mulheres trabalhadoras que vivem em grandes centros urbanos.

Encontrar o equilíbrio entre tantos papéis que assumimos em nossas vidas é um desafio e tanto. A amamentação pode ser afetada por tal quadro de angústia. É comum se instalar ali um mecanismo compensatório que pode evoluir para uma interdependência na dupla mãe/bebê.

Toda mãe que passa por essa situação deve ser ouvida, acolhida e principalmente auxiliada na medida do que necessite. O julgamento moral contra a mulher que trabalha não tem nenhuma utilidade e só piora. Vivemos numa sociedade que não nos dá muitas escolhas. Temos um longo caminho à frente para percorrer até encontrarmos soluções para as questões do papel da mulher na sociedade.

Neste contexto o Dr Daniel observa que o Aleitamento Materno e sua evolução podem ser afetados dado o alto nível de angústia e culpa em que se encontra a mãe.

Acompanhe o trabalho do Dr Daniel Becker por aqui: Pediatria Integral

 

DR. DANIEL BECKER

Pediatra com 20 anos de experiência em consultório privado no Rio de Janeiro. Formado pela UFRJ, especialista em Homeopatia e mestre em Saúde Pública.