Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Chris Nicklas /Colunistas

Quem é a melhor mãe?!

A que da o peito ou a que da leite em pó?!

  • 16/12/2013
  • Chris Nicklas

briga-entre-mulheres

 

Conseguiram!

Conseguiram nos separar.

Viramos um monte de mulheres e mães brigando e rivalizando em torno de um assunto que deveria nos unir. O Aleitamento Materno!

Não acho que um dia tenhamos sido melhores, mais humanas e sensíveis. Não, não é isso! Mas em outras décadas quando um neném nascia havia uma mobilização feminina muito grande ao redor de sua mãe para que ela conseguisse amamentá-lo. Eram as vizinhas, as avós da criança, as amigas, as primas e até desconhecidas. Amamentar nunca foi fácil para nós seres humanos, que apesar de mamíferos não conseguimos fazer disso algo automático e simples, como todas as outras mães dessa espécie, que após parir, na solidão do ninho ainda sujo de placenta e sangue, amamentam sem receio, sem dúvidas, inconscientes da importância daquilo, mas não menos preocupadas com a sobrevivência dos recém nascidos.

Muito bem discutimos quais de nós são as melhores! As que só dão o peito ou as que dão leite em pó? O leite em pó que foi criado e pensado para suprir a falta da mãe, sua ausência. E eu diria também, a ausência deste exército de mulheres que unidas tratavam de proteger a mãe recém parida de qualquer acontecimento que pudesse comprometer a sua produção de leite. E entre estes poderíamos listar as feridas no mamilo, o contato com algum evento que pudesse lhe causar um trauma e consequentemente uma descarga de adrenalina ( hormônio que pode causar a inibição da descida do leite ), cansaço e esgotamento físico.

Estamos ausentes uma da vida das outras.

Mulher não é um bicho fácil. Todas nós sabemos disso.

Eu sou um azougue! Durante o período que amamentei botei muita gente pra correr com minha cara feia de exaurida, que não dormia há meses.

À propósito, dei complemento. Por vários motivos e em situações e momentos específicos. E em algumas circunstâncias ele me ajudou a manter o aleitamento e em outras quase foi tudo por água abaixo por causa dele.

Quando leio os comentários que a foto provoca, principalmente os mais raivosos, tenho vontade de gritar: – ALTO LÁ!!!!

Temos muitos opositores nessa luta. Disso não tenho dúvida! Mas eles não são outras mães! Quero eu acreditar! Por que se forem eu desisto!

Quem nos atrapalha e nos faz desacreditar de um dos maiores presentes que a natureza nos ofereceu são: as Maternidades, que não contam com equipes competentes de consultoria em aleitamento materno; são os pediatras, que não sabem nos ensinar a pega correta e não nos indicam alguém que o saiba; são as publicidades, que repetem como um mantra que não faz diferença dar o peito ou um alimento industrializado como o leite em pó; e por fim é o Estado que não impede que informações enganosas nos persigam em todos os estabelecimentos que frequentamos com nossos bebês no colo.

Não, uma mãe que deu leite em pó não é menos que qualquer outra!

Quando criei o Amamentar é… tinha como objetivo chegar até as mães que querem amamentar, mas infelizmente são rodeadas dessa corja que faz tudo, menos ajudar! Essas mães sofrem!!!! Como eu sofri ao dar o complemento para os meus filhos. Eu sei que tristeza é essa.

Consegui me safar deste destino por que encontrei acolhimento, informação, e companheirismo no consultório da Dra Ana Heloisa Gama.

Por isso eu imploro que não se digladiem e se agridam! Não por isso. Usem esta raiva guardada, esse inconformismo ( que graças a Deus vocês sentem ) e transformem em algo maior e positivo. Se vocês soubessem quantas mães me procuram desabafando, falando de solidão, cansaço, dor, desespero… Vocês ficariam chocadas e com muita vontade de ajudar.
Às vezes é sair de casa dar dez passos bater na porta da vizinha, que está sozinha com o seu bebê precisando de uma mão, uma conversa, alguém que segure seu filho um pouco no colo para ela descansar, que seja por alguns minutos! Tomar um daqueles banhos que lavam a alma da gente.

O meu objetivo em pegar o depoimento da mãe da foto, a Lilith,é  que ela tenha o direito de contar a sua história. Vamos ouvi-la! Se essa é uma história de sucesso, que bom!!!!

Que a nossa união permita que um dia todas sejam!

Beijo em todas!

Chris Nicklas

 

CHRIS NICKLAS

Mãe de gêmeos, formanda em psicologia, fundadora e gestora do Amamentar é…