Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Amamentação /Benefícios da amamentação

Porque amamentar? Se você quer um motivo…

Nós te damos dez!

  • 14/01/2014
  • Chris Nicklas

Com a desconstrução da cultura do Aleitamento Materno em nossa sociedade nos deparamos com a seguinte pergunta: – Porque amamentar?

É claro que ela possui uma gama enorme de possibilidades de respostas, das mais subjetivas às mais pragmáticas. Mas se olharmos a questão pelo viés da saúde e da fisiologia do bebê e da mãe podemos listar alguns benefícios bastante claros.

Alguns dos itens listados no cartaz abaixo, criado pelo Ministério da Saúde, derrubam mitos que foram se criando, através das décadas, em torno da capacidade do Leite Materno sustentar um bebê e o seu desenvolvimento.

Para mim é muito claro que uma mulher não opta por amamentar somente porque tem acesso a este tipo de campanha, mas por outro lado considero a informação um elemento extremamente eficiente nos casos em que a mãe é rodeada pela cultura do desmame precoce não justificado. Ou seja, quando no seu entorno há um forte movimento de desencorajamento e descrença na capacidade de uma mulher nutrir seu bebê através do seu leite.

A subjetividade que fica de lado quando discutimos os maiores benefícios da amamentação, lançando um olhar somente aos aspectos fisiológicos,  reside no fato de que criar um filho não se trata apenas de fazer sempre as melhores escolhas. Sabemos que o buraco é bem mais embaixo e que o que fazemos é o nosso possível, e este sim é o nosso melhor.

Mas de qualquer forma sempre que você, mãe que está tentando amamentar, ouvir de alguém que o Leite Materno não sustenta o bebê, saiba que basta você estar rodeada de profissionais e amigos que entendam dos processos do Aleitamento Materno para que tudo fique bem.

 

amamentacao

CHRIS NICKLAS

Mãe de gêmeos, formanda em psicologia, fundadora e gestora do Amamentar é…