Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Chris Nicklas /Colunistas

Meu neném não faz cocô!

É mais comum do que se imagina, mas um neném que mama só LM pode passar dias sem fazer cocô!

  • 19/11/2013
  • Chris Nicklas

601515-bebe-babble

  A Aleitamento Materno tem dessas coisas! Meu filho nasceu com 2,480 Kg. Como tive gêmeos este peso foi considerado bom. Mas desde os primeiros dias ele mamava mais que minha filha que nasceu um pouquinho maior, 2,680 Kg, parecia que ele estava correndo atrás do prejuízo, rsrsrs.

Como eu colocava os dois para mamar juntos me lembro bem dele ficar mais tempo que ela. Para completar a pega dele não era tão certinha então ele demorava mais para acabar a “refeição”.

Numa certa semana comecei a ficar preocupada pois um dia se passou sem que ele fizesse cocô. Dois dias se passaram, três… E eu já comecei a subir pelas paredes! Meu filho entupiu!

Ligava todos os dias para a pediatra, mas como ele só mamava no peito ela me tranquilizava e dizia que isso é muito comum. Que não havia a menor chance de ele ter uma prisão de ventre ingerindo somente Leite Materno. Mas então o que estava acontecendo?!

A natureza é tão perfeita que a gente nem acredita que é possível, mas o que a médica me explicou é que  o cocô nada mais é do que os restos, o que não aproveitamos dos alimentos. Dispensamos através das fezes o que não nos serve, só que no caso do Leite Materno é diferente. Um neném não defecar significa que ele está absorvendo praticamente todos os nutrientes do LM. E por isso demora mais para ele formar um bolo fecal que é o que provoca os espasmos do intestino, fazendo com que as fezes saiam.

Eu, como toda mãe que se preza, já não sabia mais o que fazer! Massagens, bolsa de água morna, movimentos com as perninhas… Hahaha! Detalhe: ele estava ótimo! Não tinha cólicas, dormia bem, estava bem disposto, sorridente… Só não fazia cocô! Nada!!!

Uma certa manhã, já fechando o quinto dia sem defecar, ele transbordou, literalmente. Foi cocô pra tudo que é lado!!! O meu estado de felicidade era indescritível, rsrsrsrs! Inclusive por que o cocô estava normal, bem molinho, como tinha que ser.

É muito engraçado, mas antes de ter filhos a gente nunca imagina que pode ficar tão feliz com a visão de uma fralda suja, hahaha!

Santo LM! Que é tão bom que quase nada se dispensa dele!

CHRIS NICKLAS

Mãe de gêmeos, formanda em psicologia, fundadora e gestora do Amamentar é…