Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Dicas de especialistas

Laser Terapia: sempre uma aliada da Amamentação?

As feridas nos mamilos são um verdadeiro pesadelo na vida de muitas mães que recém iniciaram o processo do Aleitamento Materno. Há poucos anos o uso do laser entrou em cena para auxiliar nessa luta. Por isso algumas questões acho importante discutirmos, como: quando o laser deve ser utilizado, quem é o profissional que deve […]

  • 31/01/2020
  • Chris Nicklas

As feridas nos mamilos são um verdadeiro pesadelo na vida de muitas mães que recém iniciaram o processo do Aleitamento Materno. Há poucos anos o uso do laser entrou em cena para auxiliar nessa luta.

Por isso algumas questões acho importante discutirmos, como: quando o laser deve ser utilizado, quem é o profissional que deve aplicá-lo, o que ele promove na pele ferida e principalmente, como evitar o uso indiscriminado e irresponsável de tal ferramenta.

Conversei longamente com a Adriana de Lima Mello, que é doula, educadora perinatal, enfermeira obstetra e consultora em Aleitamento Materno, sobre o assunto.

O laser: um aliado da Amamentação

O objetivo dessa conversa é dar informação de qualidade às mães, que passam pelo Amamentar é…, para que fiquem cientes da real utilidade da laser terapia, de seu uso criterioso e da importância da consultoria em amamentação sempre em primeiro lugar.

A aplicação do laser que não é precedida pela correção da pega do bebê pode ter desdobramentos seríssimos à saúde da mãe.

Nas palavras da própria Adriana: “- O laser sozinho não resolve mesmo nada, é preciso atuar no foco do problema, que é observar o que há de errado nessa amamentação.”

Existem vários tipos de ferimentos cutâneos provocados pela pega incorreta do bebê e o profissional precisa ter um conhecimento detalhado das características de cada um, para que possa saber como tratá-los.

Os primeiros dois trechos da nossa conversa abordam o boom da laser terapia como aliada nos problemas do Aleitamento Materno, o uso indiscriminado, a importância da consultoria em amamentação e o que o laser promove na pele na pele ferida.

O ritmo de cicatrização das feridas

A aceleração da cicatrização da ferida do mamilo é um dos principais objetivos da aplicação do laser.

Mas o que Adriana explica no próximo trecho da entrevista é que há vários tipos de ferimentos e cada um deve ser manipulado de uma forma específica pelo profissional.

Por isso é importante ter referências sobre a qualificação de quem faz uso deste recurso.

Então veja abaixo as orientações para se prevenir em relação aos riscos de um mau atendimento e aplicação do laser.

Descubra mais sobre o trabalho da Adriana de Lima Mello nos seguintes links: @viagemae, @adrianalmello

CHRIS NICKLAS

Mãe de gêmeos, formanda em psicologia, fundadora e gestora do Amamentar é…