Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Desmame /Vídeos

Vanessa Lóes: A introdução alimentar

A atriz fala sobre quando sentiu que ela e o seu primogênito estavam prontos para a introdução alimentar.

  • 07/01/2016
  • Chris Nicklas

Me lembro muito bem de como me programei e organizei para cumprir todas as etapas da amamentação. Eu era bem tensa… Queria fazer tudo certinho, nos mínimos detalhes, como se isso me garantisse o título de boa mãe! 🙂

Imagino que seja assim para muitas outras mulheres.

Mas hoje em dia, já macaca velha, rsrsrsrs! Filhos crescidos… Vejo com distanciamento esse esforço que fazemos, especialmente quando os filhos são bebês, e apesar de entender o mecanismo me dou conta de como nos agarramos às regras e dogmas  e deixamos de olhar para a criança, para nós mesmas e também para a nossa relação com ela. Hoje, que trabalho no Amamentar é…, ouço e registro depoimentos maternos, concluo que as regras e metas estão aí para servir de guia mas quando conseguimos nos manter conectadas com os aspectos específicos e únicos de nossos filhos, e de nossa relação com eles, somos muito mais capazes de fazer o que é o melhor, o nosso melhor, que não raro é único e exclusivo.

Quando ouvi o depoimento da atriz Vanessa Lóes, que me contou que quando seu primeiro filho atingiu a idade de seis meses ela sentia que nenhum dos dois estava pronto para iniciar o processo de desmame, através da introdução alimentar, fiquei escutando com atenção e pensando que o dela era um ótimo exemplo para compartilhar com vocês.

E assim ela se deu ( e deu a ele também) mais algumas semanas, permitindo que seus instintos a guiassem. E tudo deu certo.

Eu, ao contrário dela, era prisioneira dos protocolos. Vivia assombrada com a possibilidade de estar fora dos padrões.

A lição que tirei da minha vivência é que um pouco de flexibilidade é muito saudável e cai muito bem nesse mundaréu infinito de informações que é jogado em cima da gente diariamente.

Para completar este post compartilho com vocês o ponto de vista do Dr Daniel Becker, que basicamente diz a mesma coisa, só que a partir de uma perspectiva médica, o que é importantíssimo. Encontrar um profissional da saúde que saiba, junto com você, e com todo o respeito, olhar e avaliar o desenvolvimento do seu filho e de sua relação com ele é importantíssimo e uma sorte e tanto.

Um forte abraço!

Chris Nicklas

Acompanhe o trabalho do Dr Daniel Becker por aqui: Pediatria Integral

 

CHRIS NICKLAS

Mãe de gêmeos, formanda em psicologia, fundadora e gestora do Amamentar é…