Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Dr. Daniel Becker /Saúde do bebê

Anticorpos IgG e IgA

Compreendendo melhor as nuances da passagem de imunidade entre mãe e bebê! Saiba como você protege o seu filho das mais diversas doenças.

  • 31/03/2015
  • Dr. Daniel Becker

Nós sempre ouvimos falar que a amamentação é uma forma de vacinar nossos filhos contra as doenças. E que enquanto o bebê mamar ele não ficará doente, ou pelo menos não contrairá os vírus com os quais a mãe já entrou em contato. Os anticorpos IgG e IgA são os protagonistas desta história . Como será que acontece a entrada deles em nossas vidas? Por que será que mesmo assim observamos casos em que o bebê se resfria ou até mesmo tem febre?

A imunização é um dos principais trunfos do Aleitamento Materno. Sabemos, através de estudos que o índice de mortalidade entre bebês cai muito em países que investem, com sucesso, em campanhas em prol da Amamentação. Vamos então entender mais a fundo a relação que existe entre a imunidade da mãe e a do seu filho!

Achei importante fazermos este mergulho na construção da imunidade do bebê para que possamos lidar com mais tranquilidade com as mudanças que têm início principalmente depois dos seus seis meses de vida completos.

Pois bem, pedi para o Dr Daniel Becker para nos explicar como se dá este processo de imunização que acontece entre mãe e bebê. Aprendi que ele tem duas etapas. Uma acontece quando o bebê ainda está na barriga da mãe e a outra através do Leite Materno.

Veja o vídeo abaixo:

Acompanhe o trabalho do Dr Daniel Becker por aqui: Pediatria Integral

 

DR. DANIEL BECKER

Pediatra com 20 anos de experiência em consultório privado no Rio de Janeiro. Formado pela UFRJ, especialista em Homeopatia e mestre em Saúde Pública.