Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Dicas de amamentação /Dra. Ana Heloisa Gama

Hiperlactação- Excesso de produção de leite

Cuidado com o excesso de estímulo nas mamas! Permita que a amamentação evolua naturalmente.

  • 04/04/2016
  • Dra. Ana Heloisa Gama

Sempre temi que meu leite não seria suficiente para sustentar meus bebês gêmeos. Vivia me perguntando se cada choro deles não seria por fome. Demorei para entender que meu corpo era absolutamente capaz de dar conta dos dois. Acredito ser este um dos principais temores das mulheres que amamentam, a falta de leite.

Isso cria uma confusão danada na cabeça da gente, pois passamos a interpretar tudo erroneamente ao ponto de nos sabotarmos.

Uma das consequências dessa obsessão é a Hiperlactação. Basicamente o que acontece neste caso é o exagero de estímulo nas mamas, seja através do uso de uma bombinha de tirar leite ou mesmo pela ordenha manual. A mãe fica o tempo todo, através destes dois estímulos, mandando mensagens para o seu cérebro para que ele produza mais e mais leite, interferindo assim no diálogo direto entre o bebê e o corpo da mãe.

Agora, eu pergunto, para que ter uma produção maior do que a que o bebê demanda?

Precisamos entender que a natureza é sabia e criou um sistema que por si só funciona, sem necessidade de interferência.

Muitos são os riscos. Entre eles estão: a mastite e o baixo ganho de peso do bebê.

Mas um aspecto importantíssimo deste quadro é o mar de ansiedade no qual a mãe mergulha, e a sua impossibilidade de relaxar e curtir aquela fase da vida do seu bebê com tranquilidade e prazer. Amamentar não é uma corrida para atingir metas. Amamentar é se conectar com o bebê e entrar em sintonia com o seu desenvolvimento.

Temos a tendência, e me incluo nisso, de transformar este momento em um processo mental, entupido de cálculos e lógica.

É preciso que percebamos essa loucura que inventamos em torno de algo que não é racional e que acontece em nosso corpo quando permitimos.

Levei essa questão para a Dra Ana Heloisa para que ela comentasse o que vem observando em sua vivência em consultório.

Vejam o que ela comentou e quais dicas deu:

 

 

DRA. ANA HELOISA GAMA

Médica pediatra aposentada do Hospital Municipal Miguel Couto na cidade do Rio de Janeiro - fundadora do Curso SOS Mamãe e CIA.