Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Dicas de amamentação /Dra. Ana Heloisa Gama

Diminuição de ganho de peso “sem motivo”

O que pode provocar a mudança no padrão de ganho de peso num bebê que está em aleitamento exclusivo?

  • 13/10/2016
  • Dra. Ana Heloisa Gama

Muitas mães vêm conversar comigo sobre uma pequena mudança de ritmo no ganho de peso do bebê  a partir do terceiro mês.

Quando estamos falando de um bebê que está em Aleitamento Exclusivo, ou seja, não toma nenhum outro tipo de leite ou água e chás, esta mudança no padrão de ganho de peso pode não significar a ocorrência de algum problema. Pelo contrário, pode inclusive ser indicativo de que tudo está caminhando muito bem no processo da amamentação.

A avaliação do pediatra deve ser guiada pela observação do gráfico de desenvolvimento da criança e de seu quadro clínico geral.

A precipitação em receitar a complementação das mamadas, através do oferecimento de fórmula láctea, pode botar tudo a perder, pois assim se inicia o processo de desmame.

Especialmente quando a mãe me conta que as mamadas vinham bem até ali e que o desenvolvimento do bebê corria de forma adequada, a situação fica ainda mais misteriosa. Por isso levei este assunto para discutir com a Dra Ana Heloisa.

Vale lembrar que o uso de chupeta pode também comprometer o ganho de peso do bebê, tanto por ser oferecida como substituição a uma mamada, adiando o seu início, como por prejudicar a qualidade da pega.

Vejamos o diz a Dra Ana Heloisa:

 

 

Acompanhe a Dra Ana Heloisa também aqui: SOS Mamãe&Cia

DRA. ANA HELOISA GAMA

Médica pediatra aposentada do Hospital Municipal Miguel Couto na cidade do Rio de Janeiro - fundadora do Curso SOS Mamãe e CIA.