Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Saúde do bebê /Vídeos

Fonoaudióloga: Freio lingual curto

A fonoaudióloga Aline Sudo fala sobre os bebês que nascem com o freio ( ou frênulo ) lingual curto, que pode dificultar a correção da pega.

  • 10/12/2014
  • Chris Nicklas

Existem bebês que nascem com o freio lingual curto, ou seja, com aquela pelezinha que fica embaixo da língua maior, prejudicando o movimento dela, inclusive na hora da ordenha. É possível que o bebê que nasce com esta característica tenha mais dificuldade em aprender a fazer a pega correta, correndo o risco de machucar o seio da mãe ao mamar. Nestes casos é preciso que se procure auxílio especializado de uma fonoaudióloga para que seja avaliado o grau de dificuldade que ali se encontra e que medidas podem ser tomadas para que a amamentação não seja prejudicada.

Conversei com a fonoaudióloga e consultora em Aleitamento Materno Aline Sudo para entender quando é o caso de se cogitar fazer o bebê passar por um pequeno procedimento cirúrgico, de corte deste tecido sublingual, e quando isso não é necessário.

Quando é o caso de partir para um procedimento cirúrgico é preciso consultar um odontólogo, que é o profissional que deverá se encarregar de fazer o pique na língua.

Aline Sudo
Fonoaudióloga (CRFa 9166)
Consultora de amamentação
Voluntária das ONGs Amigas do Peito e Rede IBFAN*
(* a Rede IBFAN não aceita patrocínio de empresas que produzam e/ou comercializem produtos para lactentes, nutrizes, alimentos infantis, bicos, chupetas, mamadeiras e quaisquer outros produtos que caracterizem conflitos de interesse com a amamentação)

www.amigasdopeito.org.br
www.ibfan.org.br

 

CHRIS NICKLAS

Mãe de gêmeos, formanda em psicologia, fundadora e gestora do Amamentar é…