Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Dicas de especialistas /Vídeos

Fonoaudióloga: Amamentação e a evolução da fala

Vamos descobrir com a fonoaudióloga Aline Sudo o que o Aleitamento Materno faz pelo desenvolvimento da fala da criança.

  • 30/07/2014
  • Chris Nicklas

Entre os profissionais aos quais podemos recorrer, quando amamentar não é simples, estão os fonoaudiólogos. Com conhecimentos técnicos e específicos eles são capazes de fazer estímulos que despertam o bebê que esteja com dificuldades para ter o reflexo de ordenha.

A fonoaudióloga Aline Sudo me concedeu esta entrevista para que nós mães possamos aprender quais são os benefícios que a amamentação oferece para o bebê que mama no peito através do olhar da fonoaudiologia. Aline comentou que além de exercitar toda a musculatura da face de forma a mais tarde propiciar a articulação dos fonemas necessários para uma fala saudável, a amamentação estabelece um canal de comunicação entre a mãe e seu bebê. “-Quando uma mulher amamenta ela já está se comunicando com o bebê”. E é disso que se trata a fonoaudiologia, comunicação!

Além da fala, a mastigação, a respiração e a deglutição também se beneficiam do movimento de ordenha que o bebê faz ao mamar ao seio materno. Tendo todas estas funções em ordem diminuem muito as chances da criança apresentar dificuldades fonéticas mais tarde.

Este espaço que se estabelece de cumplicidade e diálogo entre os dois é o caminho que o bebê percorrerá até descobrir outras formas de se comunicar com o outro além do choro.

Aline Sudo
Fonoaudióloga (CRFa 9166)
Consultora de amamentação
Voluntária das ONGs Amigas do Peito e Rede IBFAN*
(* a Rede IBFAN não aceita patrocínio de empresas que produzam e/ou comercializem produtos para lactentes, nutrizes, alimentos infantis, bicos, chupetas, mamadeiras e quaisquer outros produtos que caracterizem conflitos de interesse com a amamentação)

www.amigasdopeito.org.br
www.ibfan.org.br

CHRIS NICKLAS

Mãe de gêmeos, formanda em psicologia, fundadora e gestora do Amamentar é…