Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Dificuldade para amamentar /Vídeos

Fonoaudióloga: Quando procurar uma?

A fonoaudióloga Aline Sudo esclarece quando é o caso de recorrer a um profissional desta área para atender a dupla mãe/bebê que tem dificuldade com o Aleitamento Materno.

  • 11/08/2014
  • Chris Nicklas

A fonoaudióloga Aline Sudo esclarece para o Amamentar é… qual é a diferença entre o atendimento de um profissional de sua área e o de uma consultora em Aleitamento Materno sem esta formação.

Seu bebê não mama? Tem fome, chora, mas não engata numa mamada eficiente? Parece sempre estar com fome e procura o seio materno sem conseguir fazer a pega com precisão?

Às vezes é preciso procurar pelo conhecimento especializado de um fonoaudiólogo para sanar dificuldades na amamentação. Todo bebê teoricamente nasce com o reflexo de sucção. É comum vermos o recém nascido, que acaba de sair do ventre materno, procurar instintivamente pela mama e ao encontrá-la, muitas vezes ainda na sala de parto e com os olhos fechados, começar a mamar.

Quando há algum problema no nascimento, como prematuridade ou qualquer outro que impossibilite que o neném tenha este instinto, o estímulo oral feito, mais à frente, por um especialista pode recuperar e sanar esta questão, propiciando assim que o bebê  mame com eficiência.

Diferentemente da simples dificuldade com a pega correta, a ausência do reflexo de sucção demanda que o profissional que atenda essa dupla mãe/bebê tenha formação em fonoaudiologia para que os estímulos corretos sejam feitos e rapidamente as mamadas se tornem possíveis.

Quando não há o reflexo de sucção no bebê cada dia que passa, cada mamadeira dada, cada chupeta oferecida o afasta mais e mais do aprendizado da sucção e da pega correta. Por isso o adiamento da procura por ajuda especializada se torna o grande empecilho para o sucesso da amamentação.

Nos Bancos de Leite de todo Brasil encontra-se consultoras e fonoaudiólogas preparadas para atender famílias que enfrentam problemas no Aleitamento Materno. Não adie! Procure por orientação!

Vejam aqui as explicações da fonoaudióloga Aline Sudo sobre como se da seu trabalho e quando ele é necessário:

Aline Sudo
Fonoaudióloga (CRFa 9166)
Consultora de amamentação
Voluntária das ONGs Amigas do Peito e Rede IBFAN*
(* a Rede IBFAN não aceita patrocínio de empresas que produzam e/ou comercializem produtos para lactentes, nutrizes, alimentos infantis, bicos, chupetas, mamadeiras e quaisquer outros produtos que caracterizem conflitos de interesse com a amamentação)

www.amigasdopeito.org.br
www.ibfan.org.br

CHRIS NICKLAS

Mãe de gêmeos, formanda em psicologia, fundadora e gestora do Amamentar é…