Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Chris Nicklas /Colunistas

A erotização das mamas

E se nossos seios não fossem áreas erógenas? Seria mais fácil amamentar?

  • 26/03/2014
  • Chris Nicklas

As mamas femininas podem ser vistas de uma forma diferente que a nossa?

O que vemos quando olhamos pra os nossos seios? Em primeiro lugar, uma potente área erógena, certo? Fonte de prazer sexual! Poderia ser diferente? Poderíamos olhá-los e ver algo que nada tem a ver com o prazer que sentimos com nosso ( ou nossos ) parceiro sexual?! Com certeza! E assim  é em outras culturas.

Compartilho aqui com vocês o conteúdo do post que me foi enviado para que vocês, como eu, se surpreendam com o olhar de uma outra cultura a uma parte de nosso corpo feminino. O fotógrafo Alexander Gusov registrou o encontro de sua esposa, Sasha, com as mulheres de uma tribo africana Himba,  na Namíbia, no ano de 2003. As fotos documentam a curiosidade que surgiu entre elas. Mas o mais interessante do post foi o texto que o acompanhava que foi tirado do livro: All about breasts de Carollyn Latteier:

“Entrevistei uma jovem antropóloga trabalhando com mulheres em Mali, um país da África onde as mulheres andam com os seios nus. Estão sempre amamentando seus bebês. E quando ela lhes contou que em nossa cultura os homens são fascinados com seios, houve um instante de choque. As mulheres caíram na gargalhada. Gargalharam tanto que caíram no chão. ‘Quer dizer que os homens agem como bebês?’, disseram”.

Vejam que interessante. Fomos motivo de riso para elas. Imaginar que este valor que atribuímos às nossas  mamas é um dos principais motivos pelos quais se tornou tão difícil amamentar nossos filhos! A moral com a qual embalamos nossos seios nos impede de amamentar na rua, mas pior que isso também torna desconfortável para muitas amamentar, mesmo que no privado. Para muitas mulheres há um enorme desconforto difícil de nomear.

Coloco aqui algumas das fotos do ensaio para vocês verem e mais abaixo o link do trabalho todo:

erotizacao1

erotizacao2

erotizacao3

erotizacao4

Veja mais fotos do encontro aqui:
http://kumovya.com/interest/105-devushki-nashli-obschiy-yazyk.html

 

CHRIS NICKLAS

Mãe de gêmeos, formanda em psicologia, fundadora e gestora do Amamentar é…