Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Parto e pós parto /Saúde da mãe

Dor ao amamentar

Por que as primeiras mamadas doem, mesmo quando não temos feridas nos mamilos?

  • 18/02/2014
  • Dra. Ana Heloisa Gama

Amamentar no início é um desafio e tanto! É necessário estarmos atentas a pega correta para que não tenhamos dor. Mas algumas mulheres experimentam um outro tipo de desconforto que se assemelha a fisgadas nas primeiras mamadas.

Isso não está ligado ao fato do bebê abocanhar direito a aréola da mama, mas aos dutos, que são os canais por onde passa o leite na hora da saída. Eles no início ainda são muito estreitos e precisam expandir, daí o incômodo.

Amamentar com dor é muito aflitivo, mas assim que os dutos se expandem e a pega está correta não há nenhum outro motivo para a mulher sofrer, pelo contrário amamentar para grande maioria é prazeroso. Por isso se faz imperativo que nos primeiros dias haja muito suporte ao redor da mãe para que a adaptação aconteça e essa etapa logo passe.

Você pode ouvir de algumas pessoas que amamentar dói mesmo e que é melhor se acostumar, mas isso é uma grande besteira. Siga as instruções da Dra Ana Heloisa, aprenda a fazer a pega correta que tudo ficará bem.

Entenda com a Dra Ana Heloisa o que acontece na sua mama quando o leite começa a descer no início do AM e por que isso provoca dor:

 

DRA. ANA HELOISA GAMA

Médica pediatra aposentada do Hospital Municipal Miguel Couto na cidade do Rio de Janeiro - fundadora do Curso SOS Mamãe e CIA.