Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Dicas de especialistas /Vídeos

Fonoaudióloga: A dicção, os fonemas e a amamentação

Quais são os fonemas que têm mais chances de terem sua aquisição comprometida com a interrupção precoce da amamentação?

  • 03/03/2015
  • Chris Nicklas

Na evolução da fala,  dicção e na aquisição de fonemas o Aleitamento Materno tem um papel importantíssimo.

A fonoaudióloga Aline Sudo explica para o Amamentar é… quais são os fonemas que sofrem maior risco de não se desenvolverem adequadamente na fala da criança por consequência do abandono do Aleitamento Materno e sua substituição pelo uso de bicos artificiais, como o da mamadeira e o da chupeta.

Em função do estímulo e da repetição do movimento de ordenha da mama a musculatura facial do bebê, a posição da língua e o desenvolvimento da arcada dentária propiciam que a criança, lá na frente corra muito menos risco de ter problemas de dicção.

Aline Sudo fala aqui de estudos, da observação e do acompanhamento do desenvolvimento de crianças que mamaram e de outras que não foram amamentadas. A partir de uma mostra populacional podemos estabelecer padrões que nos ajudam a compreender os possíveis desdobramentos da decisão de oferecer a mamadeira, mesmo quando ela não é necessária, e da dependência do uso da chupeta.

Aline Sudo

Fonoaudióloga (CRFa 9166)
Consultora de amamentação
Voluntária das ONGs Amigas do Peito e Rede IBFAN*
(* a Rede IBFAN não aceita patrocínio de empresas que produzam e/ou comercializem produtos para lactentes, nutrizes, alimentos infantis, bicos, chupetas, mamadeiras e quaisquer outros produtos que caracterizem conflitos de interesse com a amamentação)

www.amigasdopeito.org.br
www.ibfan.org.br

CHRIS NICKLAS

Mãe de gêmeos, formanda em psicologia, fundadora e gestora do Amamentar é…