Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Desmame /Dr. Daniel Becker

O pediatra e o desmame precoce

O que leva um pediatra a incentivar o uso do leite artificial?

  • 25/08/2015
  • Dr. Daniel Becker

O desmame precoce é corriqueiro em nossa sociedade. O tema é complexo e merece atenção e debate.

Conversei com o Dr Daniel Becker sobre este cenário para que nós possamos entender quais elementos influenciam nossas decisões e o destino da saúde dos nossos filhos.

Uma figura muito comentada neste debate é a do pediatra que incentiva o desmame precoce como se a introdução do leite artificial não tivesse nenhum efeito negativo na produção de Leite Materno e na manutenção da saúde do bebê.

Recebo muitas mensagens de mães que se surpreendem ao receberem nos consultórios médicos a indicação do início do desmame precoce apesar delas se colocarem disponíveis para a amamentação. Ao primeiro sinal de dificuldade alguns pediatras introduzem na dieta do bebê uma mamadeira com leite adaptado e pt saudações!

Por que?

O que será que leva um profissional da saúde a tomar esta decisão, mesmo sabendo que está longe de ser a melhor, e também tendo ciência de que há muitas outras medidas a serem tomadas antes de escolhermos pelo início do desmame precoce. O preço quem paga é o bebê, e a mãe, é claro!, que é diretamente afetada por tudo que compromete a integridade do seu filho.

Para começar a entender a cadeia de interesses que mobiliza o desmame precoce conversei com o Dr Daniel Becker que nos explica no post abaixo o que move a indústria da saúde do nosso país:

Acompanhe o trabalho do Dr Daniel Becker por aqui: Pediatria Integral

Assuntos relacionados:

O pediatra e a consultoria em Amamentação
Aleitamento Materno Exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê
Dificuldades na introdução de alimentos

 

DR. DANIEL BECKER

Pediatra com 20 anos de experiência em consultório privado no Rio de Janeiro. Formado pela UFRJ, especialista em Homeopatia e mestre em Saúde Pública.