Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Parto e pós parto /Volta ao trabalho

Desmame

O final da Licença Maternidade está se aproximando e o bebê não quer aceitar outros alimentos!

  • 28/02/2014
  • Dra. Ana Heloisa Gama

O desmame e seu planejamento:

Tudo no final da Licença Maternidade corre o risco de acontecer aos trancos e barrancos. Com pressa, angústia, culpa… É muito difícil! Hora estamos falando em Livre Demanda e na sequência já é o momento de introduzir alimentos. Levando-se em consideração que a grande massa das mulheres brasileiras tem direito somente a quatro meses de ausência no trabalho, o sofrimento e a confusão são certos!

Mas o que fazer para que o bebê também não  sofra na hora do desmame? Há algum tipo de planejamento? Que medidas podemos tomar para que nossos impasses profissionais não afetem a criança?  Muitas mães passam por essa dificuldade.

Já é angustiante o desmame em si, principalmente quando ele é precoce, ou seja antes dos seis meses de idade. Quando somos atingidas em cheio por essa realidade nos fragilizamos e não conseguimos fazer nada com calma. Aquela transição que poderia ser uma curtição, afinal ser apresentado para um monte de comidinhas gostosas não deveria ser motivo de dor, vira um amontoado de perdas e separações! E a nós a única coisa que resta é sentir culpa! Quando as coisas não vão bem é comum a criança se negar a aceitar outros alimentos. Os dias vão passando e a mãe vai ficando cada vez mais apreensiva! E se o bebê não comer nada?! O que fazer? Como ir trabalhar nessa situação?

Amamentar não é fácil, nos dias de hoje então, que parece que tudo está na contra mão do bem estar da criança, nem se fala! Mas respire, tente manter a calma e se planeje, afinal o que não tem remédio, remediado está.

 

DRA. ANA HELOISA GAMA

Médica pediatra aposentada do Hospital Municipal Miguel Couto na cidade do Rio de Janeiro - fundadora do Curso SOS Mamãe e CIA.