Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Cuidados pós parto /Parto e pós parto

Depressão pós-parto e amamentação

Site do Dr Drauzio Varella traz entrevista com especialista em depressão pós parto.

  • 17/06/2015
  • Chris Nicklas

depressaoposparto

Como está sendo o seu pós parto?

Pergunto isso porque muitas mulheres são acometidas por um sentimento de melancolia, e até mesmo tristeza, alguns dias após o nascimento do bebê. Constrangidas e envergonhadas por não sentirem a tão falada felicidade plena com a chegada do rebento, disfarçam, e solitárias vivenciam esta fase que na maioria das vezes se dilui sozinha.

Mas em alguns casos o quadro é grave e não se trata somente de algo passageiro ligado às mudanças hormonais drásticas pelas quais passamos no pós parto.

A depressão pós parto acontece em 10% a 15% dos casos. E não raro não é diagnosticada rapidamente. Ou seja a mulher e seus familiares acreditam que aquele quadro de tristeza e instabilidade vai passar e ao contrário ele só se agrava.

Daniela sofreu de depressão pós parto e conta em seu depoimento como se sentia: https://www.amamentareh.com.br/depressao-pos-parto-2/

Separei para vocês este link abaixo que está no site do Dr Drauzio Varella. Nele ele  entrevista o Dr Frederico Navas Demétrio que é médico psiquiatra, supervisor do Ambulatório de Doenças Afetivas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo e autor do livro: “Entendendo a Síndrome do Pânico” (Ediouro).

Nessa entrevista fica bem claro quando devemos nos preocupar com um quadro de abatimento emocional no qual uma mãe pode mergulhar na fase do pós parto. O artigo também fala sobre a relação entre o Aleitamento Materno e o tratamento com antidepressivos.

http://drauziovarella.com.br/mulher-2/depressao-pos-parto-3/

 

CHRIS NICKLAS

Mãe de gêmeos, formanda em psicologia, fundadora e gestora do Amamentar é…