Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Chris Nicklas /Colunistas

Amamentar é…Confuso!

Você já se imaginou dialogando com seu neném durante uma mamada? É um ótimo exercício, para você ver como a vida de um recém nascido é difícil!

  • 16/07/2013
  • Chris Nicklas

bebedandoamao

Amamentar é… Confuso!
Enquanto amamentava meus filhos criava em minha cabeça diálogos inteiros com aqueles dois nenéns que só gemiam e faziam barulhinhos.
Essa era a única forma de cada mamada acontecer e chegar ao final…
A ideia de que a pega correta é um lugar onde a gente chega e do qual nunca mais se sai é um equívoco!
Por isso é que fica mais difícil… Um neném recém nascido, ou mesmo de poucas semanas, vive um caos digestivo. É só imaginar que aquele estômago e aquele intestino nunca entraram em contato com nenhum tipo de alimento até sair da barriga da mãe.
Pois bem, quando isso acontece, é uma revolução de arrotos, cólicas e puns!
Olhe para o seu neném recém nascido enquanto ele mama: veja o quanto ele se mexe, contorce, geme, reclama… Esqueça! Não é com você que ele está falando. Ele só está sentindo um monte de sensações desconhecidas até então para o seu corpinho tão frágil.
É um novo mundo que se apresenta ali para ele.
O  nosso papel é ajudar e tentar adivinhar o que pode estar se passando.
Um diálogo seria mais ou menos assim:
– Ai mãe, tô com um arroto aqui entalado! Peraí, vou ter que parar um pouco de mamar pra botar ele pra fora… Mas já volto, ainda não acabei de mamar!
Você pode pensar que essa mamada terminou, mas não, foi só um intervalo. Depois de eliminar o arroto ele volta e continua a mamada, mas aí…
-Putz, agora é um pum mãe! Não tá dando… Vou ter que dar uma paradinha de novo! Mas minha fome não passou ainda é só um intervalinho, já volto!
Quando você acha que ele engatou e tudo está tranquilo, vem uma cólica! E mais uma paradinha ele faz!
No final você nem sabe mais que mamada é aquela, rsrsrs! Foram tantas paradas e intervalos… No meio você até resolveu dar um banho nele para ver se acalmava e passava o incômodo!
E no meio de tudo isso… Ainda tem a pega! Será que está correta?! Por que num momento parece está e em outro não!
Pois é, você, mãe que amamenta, bem vinda ao caos! Relaxe e esqueça o relógio. Não vai ajudar em nada o seu neném se você o tempo todo tentar terminar uma mamada que não chegou ao fim.
Amamentar é… Um mega exercício de paciência!

CHRIS NICKLAS

Mãe de gêmeos, formanda em psicologia, fundadora e gestora do Amamentar é…