Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Dra. Ana Heloisa Gama /Saúde do bebê

Climatização do quarto do bebê

O bebê pode ter sede à noite por estar num ambiente climatizado artificialmente? Qual é a temperatura ideal para o quarto dele?

  • 15/09/2014
  • Dra. Ana Heloisa Gama

A climatização do quarto do bebê parece ser fácil, mas muitas mães já me trouxeram esta dúvida: -será que meu filho acorda para mamar pois tem sede por causa do ar condicionado ou do aquecedor?

É claro que dependendo de onde a família mora é impossível cogitar viver sem um climatizador, mas alguns cuidados têm que ser tomados para que o bebê não tenha algum desconforto desnecessário. Encontrar a temperatura ideal que traga tranquilidade para uma noite bem dormida pode ser complexo para algumas famílias, pois não podemos levar em consideração simplesmente nosso critérios de bem estar. Normalmente essa dúvida aparece em função das mamadas noturnas que persistem mesmo depois do bebê já ter começado a se alimentar durante o dia, e a mãe passa a se perguntar por que ele ainda acorda tanto à noite, seria fome, ou sede?

Fato é que se o ar condicionado estiver frio demais ou o aquecedor quente demais, o bebê vai sim ficar com as vias aéreas ressecadas! Como será a temperatura de um berçário por exemplo? Resfriar muito o ambiente e manter o bebê todo agasalhado adianta? E esquentar o cômodo até ficar quente? Essas e outras dúvidas você tira aqui!

Levei esta questão para a Dra Ana Heloisa e no link abaixo você encontra sua resposta:

 

DRA. ANA HELOISA GAMA

Médica pediatra aposentada do Hospital Municipal Miguel Couto na cidade do Rio de Janeiro - fundadora do Curso SOS Mamãe e CIA.