Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Chris Nicklas /Colunistas

Amamentar é … Revolucionário!

O Amamentar é... é uma rede que pretende chegar a todas as mães e principalmente as que sofrem com o impacto da maternidade em suas vidas.

  • 30/06/2013
  • Chris Nicklas

nina luca2 034

Essa na foto acima sou eu, muitos anos atrás, amamentando meus filhos gêmeos, Luca e Nina. Amamentar gêmeos não é fácil, mas é preciso dizer que amamentar não é fácil! independente do número de bebês!

Nessa época eu me surpreendi com o meu despreparo para a maternidade e especialmente para o Aleitamento Materno. Sofri muito, e por isso criei este portal para que depois de tudo o que vivi pudesse me comunicar com outras mulheres que correm o risco de passar pelas angústias que experimentei.

É incrível ver que muitas das mães que amamentaram ou ainda o fazem têm orgulho disso e são felizes! É muito bom saber que o Amamentar é… chega até vocês!
Mas o objetivo do projeto é alcançar pessoas que não têm esse sentimento de satisfação tão claro, e então acolhê-las! Essa é a minha principal meta. Afinal quando nos tornamos mães nos surpreendemos com a ambiguidade dos nossos desejos e sentimentos. Acho que ninguém está preparado para mergulhar nas águas profundas e turvas da maternidade.
Consegui amamentar meus filhos gêmeos por seis meses no peito e fiz um desmame gradativo que durou três meses. Durante essa jornada de nove meses, e principalmente no início dela, me senti exausta, angustiada e infeliz muitas vezes.

Quando olho para trás me recordo de cada dificuldade que tive que enfrentar, e tenho certeza que sem o apoio do entorno eu não teria sido capaz. Uma mãe que passa pelo o que eu passei, quando olha para as fotos das campanhas de Aleitamento Materno ( que mostram mulheres lindas, sorrindo com o seu rebento ao peito, cheias de orgulho ) se sentem péssimas, solitárias e incompetentes. Como se ali naquela imagem estivesse estampado tudo o que ela não consegue realizar.

Amamentei meus filhos ( e tenho orgulho disso! ) por que tive meus sentimentos mais profundos respeitados, sem julgamentos morais, nem preconceitos. O “Amamentar é…” é muito mais que uma campanha em prol do Aleitamento Materno!É uma fonte de informações à qual mulheres de todo o Brasil podem recorrer antes de tomar qualquer decisão durante o período da Amamentação.

Ajude alguém que está amamentando! Ofereça carinho, companhia, ajuda prática, sua mão! Mas nunca deixe uma mulher amamentando sozinha! A última coisa que ela precisa é se sentir isolada do mundo!
Uma sociedade deve sempre abraçar o Aleitamento Materno para torna-lo possível.

Por que na minha opinião amamentar é… Revolucionário!

 

CHRIS NICKLAS

Mãe de gêmeos, formanda em psicologia, fundadora e gestora do Amamentar é…