Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Dicas de amamentação /Dra. Ana Heloisa Gama

Dica: como preparar o bico do seio para o bebê mamar!

Atenção! O peito cheio demais pode dificultar a pega do bebê.

  • 29/04/2016
  • Dra. Ana Heloisa Gama

O bebê começa a se mexer no berço! Está chegando a hora da mamada… Você já sente o seu peito cheio, fazendo pressão! Sabe que em alguns minutos seu bebê vai acordar e dar sinais de que está com fome. É impressionante, mas é como um reloginho, quando tudo corre bem, a sintonia entre o tempo do seu peito e o apetite do bebê é impressionante.

Essa sensação de mama explodindo pode te dar a impressão de que quanto mais leite na boca da botija melhor para o começo da mamada, mas… Será?

Você coloca ele no peito e é a maior dificuldade. O bebê reclama, briga com peito, parece que discute com ele. Quando finalmente começa a mamar a pega está estranha, vocês não conseguem se encaixar direito e logo a mamada é interrompida por novos protestos do bebê. A insegurança bate. O que pode estar dando errado? Será que é o meu leite? Será que ele está me rejeitando? Prefere a mamadeira? Todas as neuras aparecem de uma vez!

Sabe o que pode ser? A mama devia estar muito cheia quando ele primeiro a abocanhou e isso fez com que ele tivesse mais dificuldade para fazer a pega correta, que é quando a maior parte da aréola fica para dentro da boca do bebê.

Essa situação é frequente e parece um detalhe, mas pode fazer uma mamada desandar, causando  o maior estresse tanto na criança como na mãe. Preparar o bico do seio para a amamentação é uma ótima dica. Quer saber como?

Conhecer o próprio corpo, saber observá-lo antes, durante e após a mamada é uma conquista muito bacana que vai se dando conforme as semanas vão passando. Vocês vão perceber que aprendemos a perceber os sinais que o nosso corpo nos dá.

Conversei com a Dra Ana Heloisa para que ela desse dicas de como amaciar a mama antes da mamada, facilitando o trabalho do bebê. E ela aproveitou também para ensinar que massagear a mama depois do final da mamada pode ser uma eficiente forma de você checar se o bebê esvaziou tudo ou se tem algum leite parado que pode vir a empedrar.

Vejam as orientações que ela deu, acho que elas podem ser bastante úteis.

Beijo

Chris Nicklas

 

 

DRA. ANA HELOISA GAMA

Médica pediatra aposentada do Hospital Municipal Miguel Couto na cidade do Rio de Janeiro - fundadora do Curso SOS Mamãe e CIA.